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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-13112013-111300
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Melo Lins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Arbix, Glauco Antonio Truzzi (Presidente)
Salerno, Mario Sergio
Silva, Marcia Regina de Lima
Título em português
Educação e economia: um estudo da relação entre estrutura produtiva e demandas educacionais nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte
Palavras-chave em português
Desempenho econômico
Economia regional
Educação
Mudança educacional
Organizações
Resumo em português
A relação entre educação e economia, tanto do ponto de vista teórico quanto na formulação de políticas públicas foi, em grande medida, entendida pelas ideias vindas da teoria do Capital Humano, nas Ciências Econômicas, e da teoria da Modernização, na Sociologia, em termos de oferta. Uma economia, para possuir alto desempenho econômico, deveria superar as deficiências educacionais de sua força de trabalho no sentido de aumentar a escolarização dos indivíduos. Atualmente esta relação linear entre os sistemas educacionais e a estrutura produtiva vem sendo questionada por não levar em conta aspectos que atuam como mediadores do efeito da educação na economia. Este trabalho busca a caracterizar alguns desses aspectos, ao analisar como a estrutura produtiva das regiões metropolitanas de São Paulo e de Belo Horizonte, em termos de setores de atividade econômica, absorvem a escolaridade. Dessa forma, este trabalho busca explorar aspectos da demanda por escolaridade por parte das economias metropolitanas em análise. Para tanto, foram usados os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), bem como três formas de metodologia: análise do coeficiente de variação dos salários, análise de correspondência e regressão logística multinomial.
Título em inglês
Education and economy: a study of the relationship between productive structure and educational demands in the metropolitan regions of São Paulo and Belo Horizonte
Palavras-chave em inglês
Economic performance
Education
Educational change
Organizations
Regional economy
Resumo em inglês
The relationship between education and the economy, both from a theoretical viewpoint and in the formulation of public policy, was largely understood by ideas from the theory of Human Capital in economics, and Modernization Theory in sociology, in terms of supply: an economy to have high economic performance should overcome educational deficiencies of its workforce in order to increase the enrollment of individuals. Currently this linear relationship between education systems and the productive structure is being challenged for not taking into account aspects that act as mediators of the effect of education on the economy. This dissertation seeks to characterize some of these aspects in analyzing how the productive structure of the metropolitan regions of São Paulo and Belo Horizonte, in terms of sectors of economic activity, absorb schooling. Thus, this dissertation seeks to examine aspects of the demand for schooling by the metropolitan economies under study. For this, we used data from the Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), as well as three types of methodology: analysis of the coefficient of variation of wages, correspondence analysis and multinomial logistic regression.
 
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Data de Publicação
2013-11-13
 
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