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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2002.tde-09082004-085333
Document
Auteur
Nom complet
Rosamaria Barbara
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Prandi, Jose Reginaldo (Président)
Bernardo, Teresinha
Meyer, Marlyse Madeleime
Pinto, Tiago de Oliveira
Trindade, Liana Maria Salvia
Titre en portugais
A dança das Aiabás: dança, corpo e cotidiano das mulheres de candomblé.
Mots-clés en portugais
corpo
dança
mulheres
religião afro-brasileira
transe
Resumé en portugais
Este trabalho trata do complexo processo ritual do candomblé, que é individual e coletivo. Através do processo que leva o fiel a se aproximar ao candomblé, o indivíduo é conduzido a viver intensamente no próprio corpo a experiência religiosa que o levará à transformação do sofrimento e da dor até um novo renascimento na força e na alegria de viver. O processo é corporal, é o corpo que sente e que conhece por meio da ampliação das percepções sensoriais. O fiel é levado assim a ter confiança nas suas sensações porque trata-se de um outro tipo de conhecimento, um conhecimento corporal, fundamentado no corpo e na valorização da própria experiência de vida. Esse processo levará à iniciação e à possibilidade de dançar no rito público do candomblé. A dança, que é dança de transe, adquire um duplo papel: de um lado dá-se a demonstração da experiência mística do fiel na transformação interior, do outro, por meio dos passos das coreografias, conta a história mítica e revela a visão de mundo do grupo. A pesquisa foi desenvolvida com uma metodologia fenomenológica e realizada em um dos terreiros mais antigos de Salvador, no qual por tradição a chefia sacerdotal é transmitida por via feminina.
Titre en italien
La Danza delle AIABAS, corpo, danza e quotidiano delle donne di candomblé.
Mots-clés en italien
corpo
danza
donne
religione afro-brasiliana
transe
Resumé en italien
La presente tesi si occupa della fenomenologia del corpo nelle religioni di possessione, in particolare il candomblé. L'esperienza del corpo viene educata durante il periodo di iniziazione e avrà come sbocco le danze rituali che sono la manifestazione degli dei. Inoltre La transe è proposta come una altro modo di conoscere il mondo. Un conoscere che permette un'altra canalizzazione della propria vita. Alla base l'esperienza e la storia delle donne di candomblé che hanno superato momenti di sofferenza e dolore mediante l'entrata nel candomblé.
 
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1rosamaria.pdf (1.19 Mbytes)
Date de Publication
2004-09-08
 
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