• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-08112013-110316
Documento
Autor
Nombre completo
Demetrio Gaspari Cirne de Toledo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Arbix, Glauco Antonio Truzzi (Presidente)
Lemos, Mauro Borges
Miranda, Idenilza Moreira de
Plonski, Guilherme Ary
Salerno, Mario Sergio
Título en portugués
Estratégias nacionais de catch-up aeronáutico
Palabras clave en portugués
Aeronáutico
Catch-up
Desenvolvimento
Inovação
Tecnologia
Resumen en portugués
Esta tese compara as estratégias de catch-up aeronáutico de Brasil, Argentina, Indonésia, Japão, China e Rússia ao longo da segunda metade do século XX e começos dos anos 2000. Mais especificamente, examina os modos como esses países tentaram desenvolver empresas capazes de projetar, produzir e comercializar aviões civis para o mercado interno e externo. Partindo das noções de sistema tecnoprodutivo, distância da fronteira tecnológica e catch-up industrial, foi desenvolvido um modelo analítico dos fatores que explicam o sucesso ou o fracasso de cada um dos casos estudados. À reconstrução histórica segui-se a comparação formal dos casos por meio de um modelo de análise qualitativa comparada (QCA) composto por três dimensões: estratégia de aprendizagem tecnoprodutiva; fatores institucionais; fator empresarial. Os resultados da reconstrução histórica e do modelo de análise qualitativa comparada indicam que a estratégia de aprendizagem tecnoprodutiva e os fatores institucionais são aspectos altamente relevantes da explicação do sucesso ou fracasso das estratégias de catch-up aeronáutico. No entanto, apenas os sistemas tecnoprodutivos aeronáuticos que lograram desenvolver o fator empresarial, ou seja, formar uma empresa comercialmente orientada responsável pelo desenvolvimento, produção e comercialização de aviões, obtiveram pleno sucesso em suas tentativas de catch-up. A tese pretende, além de formalizar um modelo das estratégias de catch-up, contribuir para a reflexão mais ampla sobre as possibilidades de desenvolvimento industrial disponíveis aos países que atualmente se encontram a grande distância da fronteira tecnoprodutiva contemporânea.
Título en inglés
National strategies of aeronautical catch-up
Palabras clave en inglés
Aeronautical
Catch-up
Development
Innovation
Technology
Resumen en inglés
This thesis compares aeronautical catch-up strategies in Brazil, Argentina, Indonesia, Japan, China and Russia during the second half of the 20th century and the beginning of the 2000s. In particular, it examines the ways in which these countries have tried to develop companies capable of designing, producing and selling civilian aircraft for domestic and foreign markets. Building on the notions of technoproductive system, distance to the technological frontier and industrial catch-up, we develop an analytical model of the factors that explain the success or failure of each of the cases examined. The historical reconstruction of the cases is followed by a formal comparison of cases by means of a model of qualitative comparative analysis (QCA) composed of three dimensions: technoproductive learning strategy; institutional factors; firm factor. The results of the historical reconstruction and of the comparative qualitative analysis indicate that technoproductive learning strategy and institutional factors are highly relevant aspects in explaining the success or failure of each aeronautical catch-up strategy. However, it is only the technoproductive aeronautical systems that succeed in developing the firm factor, ie, in forming a commercially oriented firm responsible for the development, production and commercialization of civil aircraft, that achieve full success in their attempts to catch-up. In addition to formalizing a model of catch-up strategies, this thesis contributes to a broader discussion on the possibilities of industrial development available to countries which are currently at a significant distance from the contemporary technoproductive frontier.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-11-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.