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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-08082019-132616
Document
Auteur
Nom complet
Cristian Carla Bernava
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Menezes, Paulo Roberto Arruda de (Président)
Escudeiro, Richard Miskolci
Leite Junior, Jorge
Rago, Luzia Margareth
Rovai, Mauro Luiz
Titre en portugais
Gêneros em projeção: um estudo sobre sexualidades no cinema durante a transição para o século vinte e um
Mots-clés en portugais
Cinema
Diferenças sexuais
Normalização
Regime de visibilidade
Sexualidades
Resumé en portugais
Este estudo investiga a emergência de um novo regime de visibilidade de algumas diferenças sexuais no cinema durante o período de transição para o século vinte e um. A partir das análises fílmicas de Breaking the Waves (Lars von Trier, 1996), Minha vida em cor-de-rosa (Ma vie en Rose, Alain Berliner, 1997), e Brokeback Mountain (Ang Lee, 2005), busca-se compreender as profundas transformações que se deram sob o impacto da crise da AIDS na constituição de um imaginário social sobre as diferenças sexuais e as reconfigurações das formas de dar a ver e de negociar estas diferenças e transformações, também por intermédio do cinema, no período investigado, levando-se em consideração o jogo de forças que se estabeleceu entre discursos hegemônicos e contra-hegemônicos que se desdobraram a partir da apropriação política do cinema por diversos grupos que militavam por direitos civis de homossexuais durante a década de 1990.
Titre en anglais
Projecting gender: sexualities in cinema during the transition to the twenty-first century
Mots-clés en anglais
Cinema
Normalization
Regimen of visibility
Sexual differences
Sexualities
Resumé en anglais
This work investigates the emergence of a new regimen of visibility of certain sexual differences portrayed in cinema during the transition to the twenty-first century. Through the filmic analysis of Breaking the Waves (Lars von Trier, 1996), My Life in Pink (Ma vie en Rose, Alain Berliner, 1997), and Brokeback Mountain (Ang Lee, 2005) this research seeks to understand the profound transformations that occurred as a result of the impact of the AIDS crisis both in terms of the construction of a social imaginary of sexual differences as well as the rearrangements of the ways these differences and changes were made visible and were negotiated in this period through film. This analysis takes into consideration the disputes established between hegemonic and counter-hegemonic discourses which followed the political appropriation of cinematographic media by several gay civil rights groups during the 1990s.
 
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Date de Publication
2019-08-08
 
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