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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2017.tde-06062017-161311
Document
Auteur
Nom complet
Érica Ribeiro Magi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Barros, Sergio Miceli Pessoa de (Président)
Dias, Marcia Regina Tosta
Fernandes, Dmitri Cerboncini
Jackson, Luiz Carlos
Pinheiro Filho, Fernando Antonio
Titre en portugais
Metrópoles em cenas: o rock em São Paulo e no Rio de Janeiro nos anos 1980
Mots-clés en portugais
Cenas musicais
Metrópoles
Música popular
Rock brasileiro
Resumé en portugais
Analiso a constituição e o desenvolvimento das cenas do "rock paulista" e do "rock carioca" na década de 1980, no intento de compreender quais relações foram estabelecidas com suas metrópoles de origem, com os influxos estrangeiros e com a forte tradição da música popular brasileira construída entre os anos de 1930 e 1970. Objetivo também entender que ideia de "rock brasileiro" consagrou-se ao final do período, quais elementos foram incluídos e excluídos desta categoria. Assim, desvendam-se como as dinâmicas social, cultural e econômica de cada cidade imprimiram uma dicção própria às cenas; sonoridades e narrativas foram elaboradas e tensionadas com o contexto local, rendendo perspectivas e linguagens artísticas distintas. Com a inserção dos grupos na indústria fonográfica, concentrada no Rio de Janeiro, as linguagens artísticas desenvolvidas em cada cena não desapareceram, ao contrário, eles foram alçados em meio às disputas simbólicas entre os músicos, críticos e produtores musicais acerca do que seria produzir "rock brasileiro".
Titre en anglais
Urban scenes: Rock in São Paulo and Rio de Janeiro at the 80's
Mots-clés en anglais
Brazilian rock
City
Music scene
Popular music
Resumé en anglais
I analyze the formation and development of the scenes of the "paulista rock" and "carioca rock" in the 1980s, in an attempt to understand what relations were established with their home cities, with foreign inflows and the strong tradition of popular music Brazilian built between 1930 and 1970. I aim also understand that the idea of "Brazilian rock" was consecrated in the end of the period, which elements were included and excluded from this category. Thus is revealed as the social, cultural and economic dynamics of each city printed its own diction to the scenes; sonorities and narratives were created and tensioned with the local context, rendering perspectives and different artistic languages. With the inclusion of groups in the music industry, concentrated in Rio de Janeiro, the artistic languages developed in each scene did not disappear, on the contrary, they reached in the midst of symbolic disputes among musicians, critics and music producers about what would a "Brazilian rock".
 
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Date de Publication
2017-06-06
 
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