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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2002.tde-05042006-124323
Document
Auteur
Nom complet
Crislaine Valeria de Toledo Francisco
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Negrao, Lisias Nogueira (Président)
Arruda, Maria Arminda do Nascimento
Machado, Maria das Dores Campos
Titre en portugais
Passagens híbridas: relações de gênero e pentecostalismo.
Mots-clés en portugais
família
pentecostalismo
poder eclesial
relações de gênero
sexualidade
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como tema a configuração das relações de gênero nas igrejas pentecostais, mediante um olhar mais atento às esferas familiar e sexual. Entender como homens e mulheres interagem neste grupo religioso, como ressignificam seus papéis sociais em família e em relação à própria igreja e como a instituição religiosa se coloca neste processo são aspectos que constituem o problema do trabalho. A nossa proposta é a de que tanto o processo de construção de ressignificações subjetivas por parte das mulheres e homens pentecostais a partir de sua conversão/ adesão religiosa, quanto seus reflexos na realidade objetiva, podem ter como fonte uma diversidade de formas de apropriação dos repertórios heterogêneos de bens e mensagens disponíveis, gerando “hibridações". Assim, entendendo esse processo enquanto “passagens" entre diversas sub-culturas, justificamos o título do trabalho: Passagens Híbridas: relações de gênero e pentecostalismo.
Titre en anglais
Hybrid passages: gender relations and Pentecostalism.
Mots-clés en anglais
eclesial power
family
gender relations
Pentecostalism
sexuality
Resumé en anglais
The subject of this research is the configuration of gender relations in Pentecostal Churches, with a special attention to familiar and sexual spheres. Our aim is to understand first how both men and women interact in this specific religious group, second how they re-signify their social role in the family and in the church and, last, the importance of the religious institution in this process. For us, both the construction process of subjective re-significations from Pentecostal men and women since their religious conversion/adhesion, and their reflexes on the objective reality, may have as a source a diversity of appropriation forms of the heterogene repertory of goods and messages available, thus generating ‘hybridisations’. Therefore, understanding this process as ‘passages’ between different cultures, we justify the title of this work: Hybrid passages: gender relations and Pentecostalism.
 
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Date de Publication
2006-07-13
 
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