• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-04122008-165855
Documento
Autor
Nome completo
Maíra Saruê Machado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Menezes, Paulo Roberto Arruda de (Presidente)
Cardoso, Irene de Arruda Ribeiro
Ortiz, Renato José Pinto
Título em português
Modernidade, cinema e temporalidade
Palavras-chave em português
Errância
Modernidade
Sociologia do Cinema
Temporalidade
Walter Benjamin
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo entender, por meio da análise fílmica, as formas como a temporalidade está presente no imaginário social na modernidade. Para isso, foi inicialmente elaborada uma abordagem histórica da constituição da temporalidade moderna, refletindo sobre a perda da narrativa, e da tradição e as mudanças no significado da morte. A análise dos filmes Dolls, Paris, Texas, Sob a areia e A eternidade e um dia vêm mostrar formas de temporalidade que se apresentam como contraponto àquela hegemônica na modernidade. Em seus temas, são abordados os elementos de ruptura: a errância, o desenraizamento, o luto e a rememoração
Título em inglês
Modernity, cinema and temporality
Palavras-chave em inglês
Modernity
Sociology of Cinema
Temporality
Walter Benjamin
Wandering
Resumo em inglês
This thesis seeks to understand, through filmic analysis, the ways in which temporality is present in the social imaginary of modernity. To do so, it initially elaborates a historic approach to the construction of modern temporality, reflecting on the loss of narrative, tradition and the changing meaning of death. The analysis of the four films Dolls, Paris, Texas, Under the Sand and Eternity and a Day demonstrates forms of temporality that are presented as a counterpoint to that which is hegemonic in modernity. The key themes approached are elements of rupture: wandering, uprooting, mourning and remembering
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-12-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.