• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-04022010-145711
Documento
Autor
Nombre completo
Iara Cecília Pimentel Rolim
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Barros, Sergio Miceli Pessoa de (Presidente)
Baumgarten, Jens Michael
Fabris, Annateresa
Garcia Junior, Afrânio Raul
Peixoto, Fernanda Arêas
Título en portugués
Primeiras imagens: Pierre Verger entre burgueses e infrequentáveis
Palabras clave en portugués
Fotografia documental - França - Século 20
Fotógrafos - França
Sociologia da arte
Verger Pierre 1902-1996 - vida e obra
Resumen en portugués
Esta tese de doutorado está centrada na trajetória de vida de Pierre Verger e procura analisar sua inserção no mundo da fotografia. Focalizando o início da carreira, o trabalho dá ênfase a um período pouco conhecido da vida do fotógrafo e, para tanto, a pesquisa privilegiou, a compreensão das ligações de Pierre Verger com o núcleo familiar, dos laços desenvolvidos no grupo de amigos artistas e das demandas do mercado de trabalho. A família proporcionou-lhe o primeiro mergulho no mundo das imagens através dos negócios do pai, mas Verger guardava restrições em relação às obrigações sociais que a posição familiar na sociedade burguesa lhe exigia. Com a adesão ao grupo dos amigos infreqüentáveis, cujos integrantes viviam de maneira muito diferente da qual estava acostumado, Verger estabeleceu uma rede de contatos, formou grupos de trabalho e viagens, dos quais resultaram, a sua iniciação como fotógrafo. O mercado foi cenário tanto de concorrências e disputas quanto também impôs e sofreu a imposição do gosto predominante do período e, desta forma, as imagens que circulavam publicamente provinham dos projetos individuais dos fotógrafos e das encomendas, sendo destinadas às demandas da imprensa, da publicidade, da moda, dos editores de livros e das exposições. Entre o desejo de se livrar dos moldes da família burguesa, a adesão ao grupo de amigos livres e as exigências do mercado, Verger encontrou um caminho para firmar-se como profissional através da produção fotografia de caráter documental e humanista, 14 anos antes de sua chegada ao Brasil.
Título en inglés
First images: Pierre Verger between bourgeois and 'not recommended' friends
Palabras clave en inglés
Documentary photography - France - 20th century
Protographers - France
Sociology of art
Verger Pierre 1902-1996 - life and work
Resumen en inglés
This doctoral (PhD) thesis is focused on Pierre Vergers life trajectory and searchs to analyse his integration in the photography world. Standing out the beginning of his career this work puts emphasis on a time not much knowing of the photographer life and for this the reasearch has privileged the understanding of Pierre Vergers relations with the core family, with the relations among the group of artists who were his friends and with the market demands. The family provides him the first entrance in the images world throughout his father business. Verger had some restrictions referring to the social obligations that the family status demanded from him in the bourgeoisie society. Verger had settled several contacts when he joined to the not recommended friends who lived in a different way which Verger was accostumed. He settled work groups and travels which had as result his initiation as a photographer. Photography market was in great increase in the between-wars period and had imposed so much competitions and disputes as also the wishing for some subjects which became photographal and, in this way, the images when didnt come from individual projetcs were, more often, produced according to some orders from customers: press, publicity, fashion and book publishers. Among the wish of releasing from the bourgeoisie family, his participation to the not recommended groups of friends and the market demands, Verger had found a path to stand out as profissional throughout the documental and humanist photography production, 14 years before his arrival to Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-02-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.