• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-02102014-182644
Document
Auteur
Nom complet
Murillo Marschner Alves de Brito
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Guimaraes, Nadya Araujo (Président)
Comin, Alvaro Augusto
Fernandes, Danielle Cireno
Guimaraes, Antonio Sergio Alfredo
Ribeiro Filho, Carlos Antonio Costa
Titre en portugais
A dependência na origem. Desigualdades no sistema educacional brasileiro e a estruturação social das oportunidades
Mots-clés en portugais
Acesso à educação
Desiguadade educacional
Educação
Resumé en portugais
A tese tem por objetivo investigar padrões de associação entre origens sociais e destinos educacionais no Brasil. Conceitualmente a análise baseia-se na agenda de pesquisa em modelos de progressão educacional, e na agenda comparativa internacional que dela deriva. Apresentamos uma revisão da literatura nacional e internacional sobre modelos de progressão educacional e, a partir dos microdados do Censo Demográfico entre 1960 e 2010, descrevemos a evolução da distribuição de oportunidades educacionais e da associação entre origens sociais e destinos educacionais entre os jovens ao longo do processo de modernização da sociedade brasileira. Os achados evidenciam desigualdades persistentes no nível médio e crescentes na entrada do ensino superior. A partir destes achados aprofundamos o olhar sobre essas transições em períodos recentes utilizando a PNAD, de modo reunir evidências sobre a associação entre progressão educacional, participação no mercado de trabalho e expansão do sistema de ensino superior. Ao fim, partindo de um estudo de caso, buscamos investigar o impacto de reformas educacionais recentes sobre a acessibilidade ao ensino superior público no Brasil, e evidenciar padrões de desigualdades de oportunidades educacionais entre carreiras no ensino superior
Titre en anglais
The dependence at the origin: inequalities in the Brazilian Educational System and the Social Structuration of Opportunities
Mots-clés en anglais
Access to education
Education
Educational inequality
Resumé en anglais
This thesis aims at examining patterns of association between social origins and educational destinations in Brazil. In conceptual terms, the analysis is based on the educational transitions models literature, and its international comparative research agenda. Firstly, we review the national and international debate on this field. Secondly, we identify the main trends in the distribution of educational opportunities in Brazil between 1960 and 2010, based upon a rigorous analysis of six census datasets, in order to measure the association between social origins and educational destinations amongst youngsters during the modernization process of the Brazilian society. The findings show persistent inequalities on secondary level and increasing inequalities at university level. Thirdly, we take a closer look at those transitions based on household survey datasets (PNADs), bringing evidence on the associations between educational progression, participation in the labor market and the expansion of higher education system. Finally, based on a case-study, we try to explore the impact of recent reforms on the accessibility to public tertiary education, as well as identify patterns of stratification between fields of study
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-10-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.