• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-02032009-153346
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Andrade Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Eufrasio, Mario Antonio (Presidente)
Bógus, Lucia Maria Machado
Frúgoli Junior, Heitor
Título em português
"Terceira idade" e cidade: o envelhecimento populacional no espaço intra-urbano de Santos
Palavras-chave em português
Envelhecimento
Espaço intra-urbano
Estrutura urbana
Santos
Terceira idade
Resumo em português
Este trabalho tentou compreender o envelhecimento populacional da cidade de Santos-SP e o cotidiano da sua população no espaço intra-urbano. Por meio do estudo da formação da estrutura urbana de Santos, de entrevistas semi-estruturadas e de uma reflexão sobre a sociabilidade na aposentadoria, sugerimos que a maioria da população idosa santista, que tem autonomia física e financeira, se faz mais presente em certos espaços da cidade do que em outros, conforme a lógica estrutural que organizou as áreas residenciais e as localizações urbanas na cidade. O estilo de vida engendrado durante os anos em que foram trabalhadores e o ideal cada vez mais socializado de um envelhecimento autônomo faz com que o segredo do bem envelhecer seja cada vez mais se abrir para o mundo de fora de casa. O uso de pontos do espaço intra-urbano por esses idosos como local de permanência e de sociabilidade - não só de rápida passagem marcam-nos como localizações urbanas de idosos, conferindo uma nova identidade à cidade, à velhice e aos próprios idosos.
Título em inglês
"Thierd age" and city: the populational aging in the intra-urban space of Santos city
Palavras-chave em inglês
Aging
Intra-urban space
Santos
Third age
Urban structure
Resumo em inglês
This work aims to comprehend the populational aging of the city of Santos, in São Paulo, Brazil, and the day-by-day of its aging population in the intra-urban space. By the study of the making of Santoss urban structure and through the analysis of interviews halfstructured, we suggest that the major part of the aged population of Santos with its physical and financial autonomy is more present in some spaces than in others, according to the logic of the urban structure that organized the residential areas and the urban locations in the city. The use of the certain places to stay instead of just a place to pass though marks them and the city itself. We call this marked places as aging urban locations
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-03-02
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.