• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-26012009-113242
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Eduardo Noronha Roesler
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Cicero Romao Resende de (Presidente)
Pereira, Luiz Carlos Bresser Goncalves
Ricupero, Bernardo
Título em português
Nacionalismo, tradição e modernidade
Palavras-chave em português
Construção da nação
Identidade étnica
Modernidade
Teorias do nacionalismo
Tradição
Resumo em português
O objetivo do trabalho é realizar uma reflexão teórica sobre a questão nacional. São analisadas as principais teorias sobre a nação e o nacionalismo, com especial atenção para as relações por elas estabelecidas entre o nacionalismo e a transição para a Era moderna. A formação do Estado-Nação, a utilização da tradição e as transformações promovidas pelo processo de modernização são discutidas a partir da perspectiva da continuidade ou da descontinuidade atribuída às nações a ao nacionalismo. Como resultado, é apresentada uma interpretação do nacionalismo como a busca para encerrar simultaneamente em um mesmo fenômeno a tradição e a modernidade. O nacionalismo é então entendido como um projeto para unificar o passado, o presente e o futuro de uma comunidade, na medida em que procura estabelecer as formas de organização da política a partir da pertença a uma ancestralidade comum. As construções históricas nacionais, conclui-se, podem até serem substituídas, porém tão somente por outras instituições que sejam capazes de oferecer uma mescla entre as origens de uma comunidade, seu desenvolvimento atual e sua idealização de futuro.
Título em inglês
Nationalism, tradition and modernity
Palavras-chave em inglês
Construction of the nation
Etno-identity
Modernity
Teories on nationalism
Tradition
Resumo em inglês
The present work pursues a theoretical reflection on the national question. It analyses the main theories on nations and nationalism, with especially regard to the relationship between nationalism and the transition from pre-modern to modern Era. The formation of the Nation-State, the uses of tradition and the transformations brought about by modernization are discussed in terms of the continuity or discontinuity of nation and nationalism. As results, it is presented an interpretation of nationalism as a search to reach modernization and tradition at the same time. Nationalism is then a project to unify past, present and perfect, as it tends to establish the way in which politics should be organized in here and from now on, as determinate from our belonging to ancient community or Gemeinschaft. The conclusion is so that nations and nationalism, as being historical constructions, can be overlapped. But only by another institution that bring about a similar mixture of the origins, the current life and the future of a community
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-01-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.