• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Gomes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Brandao, Gildo Marcal Bezerra (Presidente)
Dombrowski, Osmir
Ricupero, Bernardo
Título em português
O privatismo e a ordem privada: a leitura do Brasil na sociologia política de Nestor Duarte
Palavras-chave em português
Ciência Política
Nestor Duarte
Ordem privada
Pensamento político brasileiro
Privatismo
Resumo em português
O tema desta dissertação é o pensamento político de Nestor Duarte. O objetivo é demonstrar, através da análise do conceito de Ordem Privada, que o diferencial de sua obra reside na ênfase que dá ao político e ao modo como o faz. Formulado inicialmente em sua obra mais conhecida Ordem Privada e Organização Política Nacional: Contribuição à Sociologia Política Brasileira (1939), e posteriormente reiterado em A Reforma Agrária, livro de 1953, o conceito implica não apenas a constatação do privatismo em sua versão mais radical, mas também leva a identificar que o problema central do fenômeno é a constituição de uma profunda organização social, que ao mesmo tempo em que aparece como se substituísse o Estado revela-se o seu contrário, sempre voltada para os particularismos e não para o que é público, mais coletivo. O trabalho baseia-se nestas duas obras, inserindo-as no conjunto da obra duarteana, identificando os principais componentes do diagnóstico de ordem privada nesta leitura, procurando explicar o porquê de considerá-la uma sociologia política e qual sua contribuição e, finalmente, como a reforma agrária apresenta-se como solução para o problema.
Título em inglês
Privatism and private order: the reading of Brazil in the political sociology by Nestor Duarte
Palavras-chave em inglês
Brasilian political thought
Nestor Duarte
Political Science
Private order
Privatism
Resumo em inglês
The argument of this dissertation is the political thought of Nestor Duarte. The objective is to demonstrate that, analyzing the concept of Private Order, is the emphasis in political aspect and the manner to do what is unlike in his workmanship. Beginning formulated in his workmanship more knowed Ordem Privada e Organização Política Nacional: Contribuição à Sociologia Política Brasileira (1939) and reiterated in A Reforma Agrária, book of 1953, the concept not implicates only in to conceive the privatism in the more radical version, but also conduct to the identification as being constitution of strength social organization that appears as substituted of State and, in truth, reveals his contrary, always destined for particular interests and not for what is public, more collective. The work bases in this two workmanships, placed it in the set Duarte's workmanship, identifying the principal components of sentence of private order I this reading, explaining the what of think it as an political sociology and who his contribution en, finally, as the agrarian reformer is presented as solution for the problem.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2008-04-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.