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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-03052010-100145
Documento
Autor
Nome completo
Renato Almeida de Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Cohn, Gabriel (Presidente)
Andrews, Christina Windsor
Lavalle, Adrian Gurza
Lourenço, Fernando Antonio
Silva, Josué Pereira da
Título em português
Ética procedimental e racionalidade da ação: uma leitura crítica da teoria política de Jürgen Habermas
Palavras-chave em português
Ética procedimental
Racionalidade da ação
Teoria do reconhecimento
Resumo em português
Nesta tese analisam-se correntes da teoria política que fundamentam a condução das ações individuais na vida política e social na racionalidade. Nessa perspectiva, apresenta-se a disputa existente entre um conceito procedimental de justiça e um conceito de ética procedimental fundada na existência de uma comunidade cultural de valores. Discute-se a guinada teórica de Habermas que, ao passar do medium linguagem para o medium direito, traz um elemento novo a sua teoria, compreendendo que a judicialização nas sociedades pós-tradicionais forma um parâmetro dinâmico que orienta a ação individual em direção a laços solidários. Apresenta-se em seguida o debate liberalismo versus comunitarismo, apresentando os ganhos analíticos trazidos pelas reflexões hermenêuticas de Charles Taylor sobre a formação dos valores éticos que guiam a formação da modernidade. Mas de Taylor se distancia por tomá-lo como excessivamente culturalista em seu conceito antropológico sobre a natureza humana. Pela análise epistemológica da metodologia de estudo de caso normativo, investiga-se a interpretação de Jessé Souza sobre o processo de naturalização das desigualdades no Brasil. O objetivo é problematizar sua interpretação bourdieusiana das relações sociais por tomá-las demasiadamente presas a uma racionalidade instrumental. Como alternativa analítica, apresentam-se as contribuições de Axel Honneth e, como ele, sustenta-se que os fundamentos de interação e emancipação social se dão com relações de reconhecimento recíproco estruturadas sobre uma ética formal.
Título em inglês
Proceduralist ethics and rationality of action: a critical reading of Jürgen Habermas' political theory
Palavras-chave em inglês
Proceduralist ethics
Rationality of action
Recognition theory
Resumo em inglês
In this dissertation, I analyze political theory currents which claim that political and social individual actions rely on individuals rationality. From this perspective, I present the dispute between a proceduralist understanding of justice and a concept of proceduralist ethics which rests upon the existence of cultural community of values. Then, I discuss Habermas theoretical shift in his moving from taking language as a means of social interaction to taking law as such means, and show that the shift brings up a new aspect of his theory, since he understands that judicialization in post-traditional societies forms a dynamic parameter which orients individual actions towards solidary bonds. Next, I present the debate between liberalism and communitarianism, highlighting the analytical strengths of Charles Taylors hermeneutical thoughts on the formation of ethical values that guide the formation of modernity. I reject Taylors excessive culturalism when he builds his anthropological understanding of human nature. Through the epistemological analysis of the normative case study methodology I investigate Jessé Souzas interpretation on how inequalities have gone through a naturalization process in Brazil. My objective is to problematize his Bourdieuian interpretation of social relationships, considering that it remains too tied to an instrumental rationality. I claim that Axel Honneths work remains an analytical alternative to such Bourdieuian interpretation, and claim that the base for social interaction and emancipation rely on reciprocal recognition relations structured on formal ethics.
 
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Data de Publicação
2010-05-03
 
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