• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.76.2004.tde-17012008-160054
Documento
Autor
Nome completo
Mônica Giacomassi de Menezes de Magalhães
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2004
Orientador
Banca examinadora
Schiel, Dietrich (Presidente)
Pimentel, Maria da Graça Campos
Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Sipahi, Guilherme Matos
Zuffi, Edna Maura
Título em português
Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
Palavras-chave em português
Formação de professores
Integração de tecnologias
Multimídia educacional
Novas tecnologias na educação
Resumo em português
O presente trabalho consiste no desenvolvimento, implantação e avaliação de uma metodologia para auxiliar o professor no uso de novas tecnologias em suas aulas, orientando-o na integração de informações para a produção do próprio material educacional multimídia. Pesquisou-se o uso de tecnologias em sala de aula e na formação de professores, com o objetivo de apresentar uma visão geral do que tem sido feito na área. Realizou-se ainda, um levantamento de propostas de autores sobre a formação do professor mostrando-se a importância do uso da tecnologia em sua formação inicial, no seu modo de ensinar e da aprendizagem da docência. A metodologia proposta constitui-se de quatro fases: Preparação, Produção, Integração e Visualização/Distribuição. Para ser utilizado, na fase de Integração, foi desenvolvido o software InMid, cujo objetivo é permitir que o professor integre diversas mídias obtidas antes, durante e/ou após a aula, possibilitando a sincronização das mesmas. A metodologia e o InMid foram aplicados no curso de Licenciatura em Ciências Exatas da USP/São Carlos, onde realizou-se uma avaliação, para que os futuros professores pudessem expressar dificuldades e facilidades encontradas com a utilização dos mesmos.
Título em inglês
Methodology for technology integration in the teacher education
Palavras-chave em inglês
Educational multimedia
Teacher education
Tecnhnology in the education
Tecnhnology integration
Resumo em inglês
The present work consists on development, implementation and evaluation of a methodology to aid teachers using technology in classroom and integrating information for the production of their own educational multimedia material. Technology applications in classroom and in the initial teacher education were researched. Proposals about the teacher education were still presented. The importance of the technology in the initial teacher education, the importance of how the teacher teaches and the importance of the teacher learning were showed. The methodology was constituted by four phases: Preparation, Production, Integration and Visualization/Delivery. The software InMid was developed to be used in the phase of Integration and its objective is to allow the teacher to integrate several medias obtained before, during and after the class, facilitating the synchronization of them. The methodology and the InMid were applied in an initial teacher education course of the USP/São Carlos and they were evaluated to know about the future teachers´ difficulties and facilitates in using them.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MonicaMagD.pdf (7.10 Mbytes)
Data de Publicação
2008-01-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.