• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.76.2003.tde-06062007-183824
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Humberto Scapin
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2003
Director
Tribunal
Marega Junior, Euclydes (Presidente)
Moreira, Dilvan de Abreu
Sipahi, Guilherme Matos
Traina, Agma Juci Machado
Travieso, Gonzalo
Título en portugués
Proposta, desenvolvimento e teste de um ambiente para criação e gerenciamento de cursos para treinamento de professores na World-Wide Web
Palabras clave en portugués
Educação à distância
Sistemas de gestão de ensino
WWW
Resumen en portugués
O presente trabalho consistiu na proposta, desenvolvimento e teste de um ambiente computacional hierárquico que vise facilitar a criação, organização e gerenciamento de cursos para serem disponibilizados via Internet, inserido nos projetos de Educação a Distância conduzidos pelo CDCC (Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP- São Carlos), tendo como objetivo inicial o treinamento e reciclagem de professores da rede pública, nas disciplinas de física e ciências. O ambiente possui um sistema especialista para o tratamento das dúvidas dos usuários, o Sistema Gerenciador de Dúvidas Online (SGDO) que se tornou uma ferramenta autônoma e hoje faz parte do Plantão de Dúvidas Online do CDCC/USP. O SGDO utiliza o conceito de Education Intelligence, através do uso de data mining, possibilitando ao instrutor selecionar dados, analisar informações, identificar tendência e tomar decisões no decorrer de um curso a distância. A ferramenta WebCourse é um ambiente hierárquico baseado na Web consistindo de quatro módulos: WebCourse Instrutor, WebCourse Monitor, WebCourse Aluno e WebCourse Administrador. Cada módulo possui ferramentas específicas, desenvolvidas para as necessidades dos agentes participantes do ambiente (instrutores, monitores, alunos e administradores). O ambiente é dito hierárquico porque algumas de suas ferramentas somente podem ser usadas por certos módulos. Cada módulo está altamente conectado aos outros e todas as ferramentas são baseadas em templates HTML, usando a linguagem script Lite, do banco de dados mSQL, para a geração de arquivos HTML dinâmicos. Todo o sistema é gerenciado através de um banco de dados mSQL, localizado num servidor web, onde os dados são armazenados e recuperados sob demanda.
Título en inglés
Proposal, development and test of an environment for the creation and managment of courses for training teachers on the Word-Wide Web
Palabras clave en inglés
E-learning
Learning management systems
Web-based tools
WWW
Resumen en inglés
The present work consisted on the proposal, development and test of a hierarchical computational environment to facilitate the creation, organization and management of courses to be available over the Internet, inserted on the projects of Distance Education conducted by CDCC (Center for Scientifical and Cultural Dissemination at the University of São Paulo at São Carlos). Its initial objective was training public school teachers of Physics and Sciences. The environment has a specialist system for the treatment of online doubts called Online Doubt Managing System (ODMS), which became an autonomous tool inside the Online Doubt Helping Center at CDCC/USP. ODMS utilizes the concept of Education Intelligence through the use of data mining, making it possible for instructors to select data, analyze informations, identify trends and take decisions during a course carried via Web. WebCourse is a hierarchical web-based tool for the creation and management of web-based courses which consists of four modules: WebCourse Instrutor (Instructor Module), WebCourse Monitor (Teacher Assistant Module), WebCourse Aluno (Student Module) and WebCourse Administrador (Administrator Module). Every module has a set of specific tools, developed to meet the necessities of the environment's participant agents (instructors, teacher assistants, students and administrators). The tool is said to be hierarchical since some of its tools can only be used by certain modules. Each module is highly connected to the others and every tool is template-based, using the mSQL database's Lite scripting facility in order to generate HTML files on-the-fly. All the system is managed through a mSQL database, located on a web server, where data is stored and recovered on demand.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
RafaelScapin.pdf (9.42 Mbytes)
Fecha de Publicación
2007-06-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.