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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.76.2009.tde-06032009-140912
Documento
Autor
Nome completo
Julio Cesar Queiroz de Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2009
Orientador
Banca examinadora
Bossolan, Nelma Regina Segnini (Presidente)
Galembeck, Eduardo
Schiel, Dietrich
Título em português
Avaliação do impacto do jogo "Sintetizando Proteínas" no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio
Palavras-chave em português
Proteínas. Síntese protéica. Jogo de regras. Concepções no ensino de Biologia. Vygotsky.
Resumo em português
Esse trabalho compreendeu a avaliação do impacto do jogo Sintetizando Proteínas sobre o processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio e sua compreensão conceitual a respeito do tema proteínas, fundamentados na teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Os conceitos formulados pelos alunos foram coletados em três etapas diferentes: a primeira, anterior à aplicação do jogo, por meio de um questionário diagnóstico e uma pré-entrevista; a segunda, durante o jogo, por meio de gravações áudio-visuais; a terceira, posterior à aplicação do jogo, por meio de uma pós-entrevista. Os dados levantados pelo questionário diagnóstico permitiram detectar algumas tendências do pensar dos alunos com relação ao conceito de proteína: a) tendência em definir genericamente o papel das proteínas; b) tendência dos alunos em associar proteínas aos alimentos de origem animal; c) tendência em entenderem as proteínas apenas como construtoras de tecidos, portanto uma função prioritariamente estrutural. A análise e interpretação dos dados referentes às pré e pós-entrevistas e das transcrições das gravações áudio-visuais nos mostraram que as interações ocorridas durante o jogo tiveram um importante papel na evolução de alguns conceitos antes incompreendidos pelos alunos. Dessa forma o jogo, enquanto um modelo que simula o processo de síntese protéica dentro da célula, proporcionou aos alunos experiências que os permitiram vivenciar esse processo, estabelecendo uma ponte entre o abstrato e o concreto, possibilitando aos mesmos o alcance de níveis de desenvolvimento mais elevados e a evolução de conceitos antes incompreendidos.
Título em inglês
Evaluation of the impact of the game "Protein Synthesizing" in the teaching-learning process of high school students
Palavras-chave em inglês
Proteins. Protein synthesis. Game of rules. Concepts in teaching biology. Vygotsky.
Resumo em inglês
The main goal of this study was evaluating the impact of the game Synthesizing Proteins on the teaching-learning process of high school students and their conceptual understanding on the subject proteins, based on Vygotskys sociointeractionist theory. The concepts of the students were collected in three different stages: before the application of the game, using a diagnostic questionnaire and a pre-interview; during the game, by means of audio-visual recordings; after the application of the game, by a post-interview. The data raised from the diagnostic questionnaire had allowed to detect some trends of students thinking with regard to the protein concept: a) the trend in generically defining the role of proteins to the organism (human) b) students trend in only associating proteins to foods of animal origin c) trend in only understanding proteins as tissue constructors, so a function primarily structural. The analysis and interpretation of data collected by pre- and post-interviews and the transcripts of the audio-visual recordings showed that the interactions occurred during the game had an important role in the evolution of some concepts that were previously misunderstood by students. Thus, the game as a model that simulates the process of protein synthesis inside the cell, allowed the students experience this process, establishing a bridge between the abstract and concrete and allowing them to achieve high levels of development.
 
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Data de Publicação
2009-03-09
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • CARVALHO, J. C. Q., COUTO, S. G., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito das proteínas. Ciência e Educação (UNESP. Impresso) [online], 2012, vol. 18, p. 897-912. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n4/v18n4a10.pdf.
  • CARVALHO, J. C. Q., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito das proteínas. In VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Atas do ... ENPEC., 2009. Disponível em: http://www.foco.fae.ufmg.br/conferencia/index.php/enpec/viienpec/paper/viewFile/992/446.
  • CARVALHO, J. C. Q., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito de proteínas. In I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) / II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, 2008. Resumos do I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) / II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática., 2008.
  • CARVALHO, J. C. Q., et al. "Sinthesizing Proteins": an educational tool in the sight of science teachers. In X IUBMB Conference and XXXVI Annual Meeting of the SBBq, Salvador, 2007. Abstract of the X IUBMB Conference and XXXVI Annual Meeting of the SBBq., 2007. Resumo.
  • CARVALHO, J. C. Q., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. O jogo sintetizando proteínas: apresentação e uma pré-avaliação de seu impacto em sala de aula - um estudo de caso. In Workshop da Pós-Graduação do IFSC, São Carlos, SP, 2006. Caderno de Resumos., 2006. Resumo.
  • CARVALHO, J. C. Q., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. O tema proteínas e as tendências do pensar de alunos. In XI Workshop da Pós-Graduação do IFSC, São Carlos, 2007. XI Workshop da Pós-Graduação do IFSC - Livro de resumos., 2007. Resumo.
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