• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.76.2009.tde-06032009-140912
Documento
Autor
Nombre completo
Julio Cesar Queiroz de Carvalho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2009
Director
Tribunal
Bossolan, Nelma Regina Segnini (Presidente)
Galembeck, Eduardo
Schiel, Dietrich
Título en portugués
Avaliação do impacto do jogo "Sintetizando Proteínas" no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio
Palabras clave en portugués
Proteínas. Síntese protéica. Jogo de regras. Concepções no ensino de Biologia. Vygotsky.
Resumen en portugués
Esse trabalho compreendeu a avaliação do impacto do jogo Sintetizando Proteínas sobre o processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio e sua compreensão conceitual a respeito do tema proteínas, fundamentados na teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Os conceitos formulados pelos alunos foram coletados em três etapas diferentes: a primeira, anterior à aplicação do jogo, por meio de um questionário diagnóstico e uma pré-entrevista; a segunda, durante o jogo, por meio de gravações áudio-visuais; a terceira, posterior à aplicação do jogo, por meio de uma pós-entrevista. Os dados levantados pelo questionário diagnóstico permitiram detectar algumas tendências do pensar dos alunos com relação ao conceito de proteína: a) tendência em definir genericamente o papel das proteínas; b) tendência dos alunos em associar proteínas aos alimentos de origem animal; c) tendência em entenderem as proteínas apenas como construtoras de tecidos, portanto uma função prioritariamente estrutural. A análise e interpretação dos dados referentes às pré e pós-entrevistas e das transcrições das gravações áudio-visuais nos mostraram que as interações ocorridas durante o jogo tiveram um importante papel na evolução de alguns conceitos antes incompreendidos pelos alunos. Dessa forma o jogo, enquanto um modelo que simula o processo de síntese protéica dentro da célula, proporcionou aos alunos experiências que os permitiram vivenciar esse processo, estabelecendo uma ponte entre o abstrato e o concreto, possibilitando aos mesmos o alcance de níveis de desenvolvimento mais elevados e a evolução de conceitos antes incompreendidos.
Título en inglés
Evaluation of the impact of the game "Protein Synthesizing" in the teaching-learning process of high school students
Palabras clave en inglés
Proteins. Protein synthesis. Game of rules. Concepts in teaching biology. Vygotsky.
Resumen en inglés
The main goal of this study was evaluating the impact of the game Synthesizing Proteins on the teaching-learning process of high school students and their conceptual understanding on the subject proteins, based on Vygotskys sociointeractionist theory. The concepts of the students were collected in three different stages: before the application of the game, using a diagnostic questionnaire and a pre-interview; during the game, by means of audio-visual recordings; after the application of the game, by a post-interview. The data raised from the diagnostic questionnaire had allowed to detect some trends of students thinking with regard to the protein concept: a) the trend in generically defining the role of proteins to the organism (human) b) students trend in only associating proteins to foods of animal origin c) trend in only understanding proteins as tissue constructors, so a function primarily structural. The analysis and interpretation of data collected by pre- and post-interviews and the transcripts of the audio-visual recordings showed that the interactions occurred during the game had an important role in the evolution of some concepts that were previously misunderstood by students. Thus, the game as a model that simulates the process of protein synthesis inside the cell, allowed the students experience this process, establishing a bridge between the abstract and concrete and allowing them to achieve high levels of development.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-03-09
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • CARVALHO, J. C. Q., COUTO, S. G., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito das proteínas. Ciência e Educação (UNESP. Impresso) [online], 2012, vol. 18, p. 897-912. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v18n4/v18n4a10.pdf.
  • CARVALHO, J. C. Q., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito das proteínas. In VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Atas do ... ENPEC., 2009. Disponível em: http://www.foco.fae.ufmg.br/conferencia/index.php/enpec/viienpec/paper/viewFile/992/446.
  • CARVALHO, J. C. Q., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito de proteínas. In I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) / II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, 2008. Resumos do I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS) / II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática., 2008.
  • CARVALHO, J. C. Q., et al. "Sinthesizing Proteins": an educational tool in the sight of science teachers. In X IUBMB Conference and XXXVI Annual Meeting of the SBBq, Salvador, 2007. Abstract of the X IUBMB Conference and XXXVI Annual Meeting of the SBBq., 2007. Resumo.
  • CARVALHO, J. C. Q., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. O jogo sintetizando proteínas: apresentação e uma pré-avaliação de seu impacto em sala de aula - um estudo de caso. In Workshop da Pós-Graduação do IFSC, São Carlos, SP, 2006. Caderno de Resumos., 2006. Resumo.
  • CARVALHO, J. C. Q., e BOSSOLAN, Nelma Regina Segnini. O tema proteínas e as tendências do pensar de alunos. In XI Workshop da Pós-Graduação do IFSC, São Carlos, 2007. XI Workshop da Pós-Graduação do IFSC - Livro de resumos., 2007. Resumo.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.