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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.76.2009.tde-05072009-203744
Documento
Autor
Nome completo
Edson Valentim Roberto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2009
Orientador
Banca examinadora
Catunda, Tomaz (Presidente)
Barros, Marcelo Alves
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
Título em português
Aprendizagem ativa em ótica geométrica: experimentos e demonstrações investigativas
Palavras-chave em português
Aprendizagem ativa
Ensino de Física
Investigação orientada
Laboratório de Ensino de Física.
Ótica Geométrica
Resumo em português
Atualmente existe, praticamente, um consenso entre os pesquisadores de Ensino de Física, de que a metodologia tradicional não é a mais efetiva por não promover um real engajamento dos estudantes durante o processo de ensino/aprendizagem. Muitos pesquisadores denominam Aprendizagem Ativa (AA), os métodos que requerem tal engajamento e as pesquisas indicam que esta abordagem é mais efetiva. Ou seja, verifica-se um aumento da compreensão dos conceitos básicos de Física. Entretanto, ainda há pouca aplicação de novas metodologias em sala de aula, tanto no ensino médio quanto no superior. No nosso entender, as atividades experimentais (de laboratório ou demonstração) são as mais adequadas para a aplicação de metodologias de AA. Entretanto, particularmente no Brasil, existe pouco material didático experimental disponível que utilize essa metodologia. Este trabalho visa sanar tal necessidade no campo da Ótica Geométrica, oferecendo uma série de roteiros comentados para experimentos e demonstrações interativas. Estes roteiros usam a idéia de investigação orientada onde se pretende que os conhecimentos prévios dos alunos sejam expostos e confrontados com os conceitos científicos. Este material foi aplicado a estudantes do ensino médio (escolas públicas) e do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do IFSC. Para a avaliação do mesmo foram realizados testes escritos e monitoramentos em sala de aula.
Título em inglês
Active learning in geometrical optics: experiments and interactive demonstrations.
Palavras-chave em inglês
Active learning
Geometrical Optics
Physics Laboratory Guide.
Physics Teaching
Resumo em inglês
There is nowadays consensus among the physics education researchers that the traditional teaching methods are not the most effective in promoting real engagement of the students in the teaching/learning process. Several researchers named Active Learning (AL), methods that require this engagement and research evidences indicate that this approach is the most effective, a better comprehension of the basic physics concepts is verified. However, particularly in Brazil, there are few didactic materials available using AL approaches. This works aims to fulfill this need in the field of Geometrical Optics, offering a series of tutorials (guides) for experiments and interactive demonstrations. These tutorials are based in the idea of guided investigation where the students previous beliefs are exposed and confronted with the scientific concepts. This material was applied to high school students (in public schools) and college students (science teacher preparation course of IFSC). In order to evaluate this material, written tests were performed as well as observation of classrooms.
 
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Data de Publicação
2009-07-21
 
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