• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.76.2018.tde-30012018-160438
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Sobrinho Laporte
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2017
Director
Tribunal
Silva, Cibelle Celestino (Presidente)
Cypriano, Eduardo Serra
Rojas, Gustavo de Araujo
Título en portugués
Ole Roemer e a velocidade da luz: explorando aspectos da natureza da ciência em uma proposta de ensino
Palabras clave en portugués
Ensino de astronomia
História da ciência
Natureza da ciência
Ole Roemer
Velocidade da luz
Resumen en portugués
Nos últimos anos, o uso e a reprodução de experiências históricas têm sido objeto de pesquisa no contexto da educação científica. Desde os antigos gregos, sempre existiram idéias controversas sobre a finitude da velocidade da luz. Ao longo do século XVII, filósofos e astrônomos como Descartes, Galileu, Cassini e Huygens estiveram envolvidos com essa questão. Em 1676, Ole Roemer previu que o eclipse da lua mais próxima de Júpiter ocorreria exatamente dez minutos depois do tempo calculado com base nos eclipses anteriores. A confirmação dessa previsão é considerada evidência irrefutável a favor da finitude da velocidade da luz. O presente trabalho apresenta um estudo histórico sobre o desenvolvimento e aceitação da hipótese de Roemer e uma seqüência didática com o objetivo de explorar o debate sobre a finitude da velocidade da luz em cursos de graduação. A seqüência didática inclui a contextualização histórica do episódio pelo estudo de fontes secundárias e a reprodução das medidas de Ole Roemer através de um software que simula o céu. Além de ensinar conteúdos básicos de Astronomia, as seqüência didática também visa discutir os aspectos da Natureza da Ciência, como a relação entre os antecedentes teóricos e os experimentos, a precisão das medidas e as influências históricas, políticas e sociais na aceitação de ideias.
Título en inglés
Ole Roemer and the speed of light: exploring aspects of nature of science on a teaching proposal
Palabras clave en inglés
History of science
Nature of science
Ole Roemer
Speed of light
Resumen en inglés
Since the Ancient Greeks, there have always been controversial ideas about the finiteness of the speed of light. Along the seventeenth century, philosophers and astronomers like Descartes, Galileo, Cassini and Huygens were involved with this question. In 1676, Ole Roemer predicted that the eclipses of the innermost Jupiters moon would occur exactly ten minutes later than the time computed based on the previous eclipses. The confirmation of this prediction is considered as irrefutable evidence in favor of the finiteness of the speed of light. This work presents a historical study about the development and acceptance of Roemers hipotesis and a didactical sequence aiming to explore the debate about the finiteness of the speed of light in science teaching courses. The activities are devoted to undergraduate students of Physics and Science Teaching. The didactical sequence includes the historical contextualization of the episode by the study of secondary sources and reproduction of Ole Roemer measurements through the use of a software that simulates the sky. Besides teaching basic astronomy contents, the didactical sequence also aims to discuss Nature of Science aspects such as relation between theoretical background and experiments, precision of measurements and the historical, political and social influences on the acceptance of scientific ideas.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-02-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.