• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2013.tde-24022014-114947
Documento
Autor
Nombre completo
Erik Ceschini Panighel Benedicto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2013
Director
Tribunal
Gambardella, Maria Teresa do Prado (Presidente)
Fernandes, José Artur Barroso
Arroio, Agnaldo
Título en portugués
Humor no ensino de química
Palabras clave en portugués
ensino de química
humor
pesquisa-ação
Resumen en portugués
Desde a década de 80 o ensino de ciências sofreu diversas transformações. Se antes se buscava formar tecnicistas, hoje se busca formar cidadãos conscientes e críticos capazes de compreender e atuar no mundo em que vivem. Mas ainda hoje as disciplinas de ciências, como a química, são vistas como enfadonhas, difíceis e distantes da realidade, sendo necessário buscar métodos que possam alterar este quadro, como o caso do uso do humor no ensino, que apesar de ser visto com desconfiança, por razões históricas, têm apresentado bons resultados na literatura. Neste trabalho analisa-se o uso de recursos humorísticos, como tirinhas, músicas, vídeos e anedotas, no ensino de química, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, desde o preparo das aulas até as atividades avaliativas, através de uma pesquisa de natureza qualitativa com estratégia da pesquisa-ação. Os dados foram coletados mediante uso de questionários, entrevistas e observações e submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados indicam que os alunos veem, na disciplina, potencial de se relacionar com o cotidiano, mas ainda assim a julgam com estereótipos tradicionalistas, e com isso anseiam por aulas que sejam diferentes das habituais. Dessa maneira, o uso dos recursos mencionados mostrou-se eficiente por dinamizar as aulas, promover interações sociais, despertar o interesse dos alunos, contextualizar o conteúdo exposto e trazer impactos positivos na memória dos estudantes. Por outro lado foi preciso cautela com o conteúdo humorístico utilizado, a frequência de utilização dos recursos e o controle da sala de aula. Foi possível também acompanhar a identificação de um perfil docente. E por fim destacar a importância da pesquisa-ação para aproximar a pesquisa e a sala de aula.
Título en inglés
Humor in teaching chemistry
Palabras clave en inglés
action research
humor
teaching chemistry
Resumen en inglés
From the 80s to the present day science education has undergone several transformations. If before it was sought to form tecnicists today seeks to educate aware and critics citizens, who can understand and act in the world in which they live. But even science subjects such as chemistry, are seen as boring, difficult and far from reality, being necessary to find out methods that can change this situation, as the case of the use of humor in teaching, that despite being viewed with suspicion, for historical reasons, have shown good results in the literature. In this work we analyze the use of humorous resources, like strips, songs, videos and anecdotes, in teaching chemistry in a class of 1st year of high school, from the preparation of classes until the evaluation activities, through a survey qualitative research with action research strategy. Data were collected by use of questionnaires, interviews and observations and subjected to content analysis. The results indicate that students see the potential to relate chemistry to the everyday, but still judge it under traditionalists stereotypes, and thus crave for classes that are different from the usual. Thus, the use of resources was efficient for streamline classes, promote social interactions, arouse the interest of students, contextualize content exposed and have a positive impact in the minds of students. On the other hand, it was necessary caution with humorous content used, the frequency of use of resources and control of the classroom. It can also track the identification of a teacher profile. Finally highlight the importance of action research to approach the research and the classroom.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-06-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.