• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2019.tde-20052020-155817
Documento
Autor
Nombre completo
Robson Santos da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2019
Director
Tribunal
Kasseboehmer, Ana Claudia (Presidente)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Bossolan, Nelma Regina Segnini
Ferreira, Luiz Henrique
Título en portugués
Estudo do método investigativo como recurso à alfabetização científica em química para alunos do ensino fundamental II
Palabras clave en portugués
alfabetização científica
ensino de Química.
ensino investigativo
laboratório investigativo
Resumen en portugués
Este projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostos atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9o ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9o ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano.
Título en inglés
Study investigative method as a resource for scientific literacy in chemistry for elementary school students II
Palabras clave en inglés
Chemestry teaching
investigative laboratory
investigative teaching
scientific literacy
Resumen en inglés
This project focused on research the use of practical classes, using the investigative method in search of scientific literacy of elementary school students II. As theoretical reference were used the works of Lucia Helena Sasseron and Ana Maria Pessoa de Carvalho, whose research is focused on the Scientific Literacy of elementary school students. Investigative activities were proposed in the chemistry laboratory as a data collection instrument with 9th grade students from the private elementary school in the city of Descalvado. With this, it was possible to observe the potential that the investigative activities have in the promotion of Scientific Literacy for 9th grade students helping in the insertion of these students in a society where the ability to reflect on daily problems is constantly required.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-05-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.