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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.75.2018.tde-04072018-172942
Documento
Autor
Nome completo
Renata Faria de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2018
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Salete Linhares (Presidente)
Mori, Rafael Cava
Marques, Clelia Mara de Paula
Orlandi, Angelina Sofia
Silva, Osmair Benedito da
Título em português
Programas de Pós-Graduação em Ensino, Educação e Química no Brasil: Análise da Produção Discente sobre a Experimentação no Ensino de Química (2004 a 2013)
Palavras-chave em português
ensino de Química
estado da Arte
experimentação
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo analisar a produção acadêmica expressa em dissertações e teses sobre a experimentação no ensino de química, defendidas em Programas de Pós-Graduação (PPG) vinculados às áreas de Ensino (área 46), Educação (área 38) e Química (área 4) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2004 a 2013. Foram analisadas 122 dissertações e 21 teses em sua integralidade com base nos seguintes descritores: ano de defesa; grau de titulação acadêmica; região geográfica; instituição e PPG de origem; orientador, nível de escolaridade e foco temático. Os resultados evidenciam o significativo crescimento no número de pesquisas sobre o tema em questão. No conjunto dos trabalhos predomina a produção da USP (12,6%), seguida da UnB (12,0%), UFSCar (10,5%) e UNICAMP (7,0%). Existem dissertações de mestrado defendidas em todas as regiões geográficas brasileiras, sendo, no entanto, muito baixa a representatividade da região Norte, com apenas dois trabalhos da UFPA, indicando a premência da necessidade de investigações sobre o assunto na região. Os níveis de escolaridade mais investigados foram o ensino médio (68,5%) e superior (27,3%), ao passo que os focos temáticos privilegiados foram experimentação como estratégia didática (58,3%) e experimentação em materiais didáticos (20,2%), revelando o entendimento dos pesquisadores sobre o potencial da experimentação como recurso metodológico para a construção do conhecimento químico. A experimentação vinculada à formação inicial e continuada de professores foi abordada de forma ainda incipiente, 7,1% e 13,1% da produção, respectivamente, permitindo inferir que essa é uma importante lacuna a ser preenchida por estudos futuros. Nessa perspectiva, a presente tese foi desenvolvida tendo em vista a contribuição para o entendimento da evolução das pesquisas sobre a experimentação no ensino de química, das suas tendências temáticas e áreas ainda pouco exploradas, indicando novos rumos de investigação, dentre outros aspectos.
Título em inglês
Postgraduate Programs in Teaching, Education and Chemistry in Brazil: Analysis of Student Production on Experimentation in Chemistry Teaching (2004 a 2013)
Palavras-chave em inglês
Chemistry teaching
experimentation
state of the art
Resumo em inglês
The aim of this thesis is to analyze the academic production expressed in dissertations and thesis on experimentation in Chemistry teaching, defended in Postgraduate Programs related to the areas of Teaching (area 46), Education (area 38) and Chemistry (area 4) of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) from 2004 to 2013. We analyzed 122 dissertations and 21 theses completely based on the following descriptors: year of defense; level of academic qualification; geographical region; institution and postgraduate programs of origin; supervisor, educational level and thematic focus. The results showed a significant growth in the number of studies on the subject in question. Production from USP (12.6%) predominated, followed by UnB (12.0%), UFSCar (10.5%) and UNICAMP (7.0%). Master's dissertations have been defended in all Brazilian geographic regions, but the representation from the Northern region is very low, with only two UFPA studies, showing the urgent need for research on the subject in the region. The most researched levels of education were high school (68.5%) and higher education (27.3%), whereas the most important thematic focus was experimentation as a didactic strategy (58.3%) and experimentation in teaching materials (20.2%), revealing the researchers' understanding of the potential of experimentation as a methodological resource for constructing chemical knowledge. Experimentation related to initial and continuous teacher education was still incipient, 7.1% and 13.1% of production, respectively, enabling us to infer that this is an important gap to be filled by future studies. In this perspective, this thesis was developed in order to contribute to the understanding of the evolution of research on experimentation in Chemistry teaching, its thematic tendencies and areas not yet explored, indicating new directions for research, among other aspects.
 
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Data de Publicação
2018-07-06
 
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