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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.75.2014.tde-02022015-153941
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Cava Mori
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2014
Orientador
Banca examinadora
Curvelo, Antonio Aprigio da Silva (Presidente)
Freitas, Denise de
Hai, Alessandra Arce
Andrade, Joana de Jesus de
Queiroz, Salete Linhares
Título em português
Experimentação no ensino de química: contribuições do projeto experimentoteca para a prática e para a formação docente
Palavras-chave em português
centros e museus de ciências
experimentação no ensino de Química
formação de professores
Resumo em português
Este trabalho compila, descreve, analisa e discute as contribuições da Experimentoteca, um projeto do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP), para a prática e para a formação de professores de Química. Partindo de uma visão de mundo enraizada no materialismo histórico e dialético, o trabalho adota como referencial teórico a Pedagogia Histórico-Crítica, formulada pelo educador brasileiro Dermeval Saviani. Além disso, entende-se que a Psicologia Histórico-Cultural, associada principalmente a Lev Semionovitch Vigotski e Aleksei Nikolaevitch Leontiev, estabeleça uma unidade psicopedagógica com a teoria de Saviani. O trabalho é composto por sete capítulos, constituídos por estudos com diferentes naturezas e objetivos. O primeiro capítulo descreve a Pedagogia Histórico-Crítica e a situa no quadro das tendências pedagógicas contemporâneas, destacando seu caráter socialista de inspiração marxista. O capítulo 2 apresenta a Psicologia Histórico-Cultural (teoria também inspirada no materialismo dialético) considerando-a como uma tendência contraposta ao ideário do construtivismo. Após analisar as contribuições desta psicologia para o entendimento da educação, o capítulo se encerra com um estudo de revisão bibliográfica sobre as apropriações de obras da "Escola de Vigotski" por educadores químicos brasileiros. Recolhendo contribuições de autores diversos, e de textos fundamentais da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, o capítulo 3 elabora uma visão crítico-dialética sobre a experimentação no ensino de ciências. O capítulo 4 relata um estudo de campo que levantou as condições dos laboratórios científicos das escolas estaduais de São Carlos, e discute as dificuldades materiais destas escolas conforme categorias propostas por Saviani. A Experimentoteca, provendo os estabelecimentos escolares com materiais para o ensino experimental, se confirma como iniciativa de grande relevância em São Carlos e em outros municípios. Assim, investiga-se no capítulo 5 a gênese, o passado, os desafios e perspectivas desta ação educativa do CDCC, discutindo-se também o papel de museus e centros de ciências na educação escolar. O capítulo 6 analisa "O livro da Experimenteca", publicação que estabelece os fundamentos pedagógicos do projeto, concentrando sua atenção em três das tendências atuais da Educação em Química adotadas por esta obra. Finalmente, o capítulo 7 levanta as contribuições da Experimentoteca para a formação de professores de ciências e de Química, apontando possibilidades e orientações para um processo formativo em acordo com uma concepção crítica e transformadora, decorrente do referencial teórico adotado no trabalho.
Título em inglês
Experiments in chemistry teaching: contributions of the projeto pxperimentoteca to teaching practice and teacher education
Palavras-chave em inglês
experiments in Chemistry teaching
science centers and museums
teacher education
Resumo em inglês
This thesis compiles, describes, analyzes, and discusses the contributions of Experimentoteca, a project undertaken by Centro de Divulgação Científica e Cultural, to Chemistry teachers' practice and education. From a world vision rooted in the historical and dialectical materialism, the theoretical framework adopted is the Historical-Critical Pedagogy, formulated by Brazilian educator Dermeval Saviani. Furthermore, the study has interpreted the Historical-Cultural Psychology, which is primarily associated with the works of Lev Semionovitch Vigotski and Aleksei Nikolaevitch Leontiev, has established a psychoeducational oneness with Saviani's theory. The manuscript comprises seven chapters with of studies of different natures and objectives. The first chapter describes the Historical-Critical Pedagogy, as well as its contextualization within the framework of contemporary pedagogical theories and its Marxist-socialist character. Chapter 2 presents the Historical-Cultural Psychology (which is also based on dialectical materialism) as a trend opposed to the ideas of constructivism. After analyzing the contributions of the above-mentioned theory towards the understanding of educational issues, the chapter is concluded by a review of the interpretations of works of "Vigotski School" by Brazilian chemical educators. By compiling contributions from several authors and fundamental texts of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, a critical-dialectical view of experimentation in science education is elaborated in chapter 3. Chapter 4 reports on a field study that surveyed the material conditions of scientific laboratories of public schools of São Carlos and discusses the difficulties of these schools according to categories extracted from Saviani's works. Experimentoteca, which aims at providing basic education schools with didactic materials so that experiments can be conducted in science classes, has been confirmed, by this study, as an enterprise of high importance in São Carlos and other cities. Therefore, chapter 5 investigates Experimentoteca's genesis, past, challenges, and perspectives and discusses the role played by science centers and museums in schooling. Chapter 6 examines "O livro da Experimentoteca", which established the pedagogical frameworks of the project, focusing on three of the contemporary tendencies of Chemistry Education mentioned in the book. Finally, chapter 7 addresses the contributions of Experimentoteca to Sciences/Chemistry teachers' education and possibilities and guidelines for training processes in accordance with a critical and transformative conception, derived from the theoretical framework adopted in this research.
 
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Data de Publicação
2015-02-03
 
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