• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2009.tde-25082009-095912
Documento
Autor
Nome completo
Ana Maria de Souza Velloso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2009
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Salete Linhares (Presidente)
Silva, Glaucia Maria da
Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante
Título em português
Casos investigativos no ensino de corrosão: estratégia para o desenvolvimento de habilidades argumentativas de alunos de graduação em química
Palavras-chave em português
argumentação
corrosão
estudo de casos
Resumo em português
Nos últimos anos, um crescente número de trabalhos tem investigado o papel da argumentação em ambientes de ensino de ciências. Dentre os aspectos investigados estão: a identificação do espaço ocupado por atividades que fomentam a argumentação em aulas de ciências; a concepção e a avaliação de contextos didáticos que subsidiam o ensino e a aprendizagem da argumentação em aulas de ciências; a determinação da qualidade da argumentação dos estudantes em aulas de ciências e de fatores que conduzam à instauração do discurso argumentativo em ambientes de ensino de ciências. Neste trabalho temos como objetivo investigar o potencial do método de estudo de caso para promover a argumentação. A pesquisa foi realizada durante um semestre em um curso de graduação de química no Brasil. Após o recebimento de cada um dos casos, os estudantes trabalharam em grupos na resolução de perguntas, elaboradas com o intuito de guiá-los sobre questões relevantes relacionadas ao caso e vinculadas a conteúdos ministrados na disciplina na qual a pesquisa foi realizada (unidade curricular de "corrosão") e a aspectos ambientais e econômicos. O processo culminou nas apresentações orais dos grupos sobre as possíveis soluções para os casos e na realização de debates entre os grupos que haviam solucionado o mesmo caso. A coleta de dados envolveu as filmagens das apresentações orais das soluções de cada um dos casos e a posterior transcrição das falas dos alunos responsáveis pelas apresentações. A qualidade dos argumentos elaborados pelos estudantes foi analisada com base no Modelo de Toulmin e em ferramenta analítica, derivada do referido Modelo, que foi aplicada às transcrições das falas dos alunos. As conclusões advindas da realização do presente trabalho indicam o método de estudo de caso como alternativa eficiente para a promoção do discurso argumentativo no ensino de química.
Título em inglês
Case studies in the teaching of corrosion: strategies to develop the argumentative abilities of undergraduate chemistry students
Palavras-chave em inglês
argumentation
case studies
corrosion
Resumo em inglês
In recent years a growing number of studies are focusing on the role of argumentation in science learning contexts. Studies have looked at: the place of argumentation in science teaching; the design and evaluation of learning environments that support the teaching and learning of argumentation in a scientific context; the quality of students' argumentation, and sought to discover factors that promote argumentation. The research reported in this study focused on the potential of the case study method to promote argumentation. The research took place over one semester in an undergraduate chemistry course in Brazil. After receiving each case, students worked in group on a set of questions designed to guide them through key chemical ("corrosion" curriculum unit), environmental and economic aspects of the case study. The process culminated with class presentations by student groups about possible solutions to the cases and a posterior debate between the groups that have solved the same case. To assess the students' argumentation, each student was videotaped and audio-recorded while they presented possible solutions to the cases; the audio-recordings were fully transcribed. To assess the quality of students' argumentation, Toulmin's Argument Pattern (TAP) and an analytical tool that extend the use of TAP were applied to the presentation transcripts. The findings of this work support the idea that the case study approach is an effective strategy for enhancing students' ability to argument.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
AnaMariaVELLOSO.pdf (1.00 Mbytes)
Data de Publicação
2009-08-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.