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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.75.2006.tde-16042007-115621
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Passos Sá
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2005
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Salete Linhares (Presidente)
Rosa, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos
Silva, Cibelle Celestino
Título em português
"A argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de casos"
Palavras-chave em português
argumentação
ensino superior
estudos de caso
Resumo em português
Estudos têm demonstrado a importância da argumentação na Educação em Ciências, sendo que particular atenção tem sido dedicada à argumentação em torno de questões sócio-científicas. No entanto, as evidências indicam que a argumentação ocorre somente em situações nas quais as interações aluno-aluno são permitidas e encorajadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial do método Estudo de Caso para promover a argumentação em salas de aulas de ciências. O método Estudo de Caso é amplamente utilizado como ferramenta de ensino em cursos de administração, medicina e direito. No formato adotado neste estudo os alunos trabalharam em grupo e sozinhos, tanto em sala de aula, quanto em casa. Após terem recebido os casos, estudantes de graduação em química solucionaram uma série de questões que foram elaboradas com o intuito de guiá-los sobre questões relevantes relacionadas a questões ambientais, econômicas e da área de química. O processo culminou nas apresentações orais de cada um dos grupos sobre as possíveis soluções para os casos. As apresentações dos grupos ajudaram os alunos no desenvolvimento de habilidades de comunicação oral. A qualidade dos argumentos por eles produzidos foi avaliada com base no Padrão de Argumento Proposto por Toulmin (TAP). O TAP trata da natureza de um argumento em termo de componentes como: conclusão, dado, garantia, backing e refutação. As conclusões extraídas a partir da realização deste trabalho indicam a utilização de casos investigativos como um método capaz de promover a aperfeiçoar a habilidade de argumentação dos alunos.
Título em inglês
"Argumentation in undergraduate chemistry teaching; investigating a pedagogical strategy based on case studies"
Palavras-chave em inglês
argumentation
case studies
higher education
Resumo em inglês
Studies have demonstrated the importance of argumentation in science education, particularly in discussions on socio-scientific issues in classrooms. However, the evidence that exists suggests that argumentation is fostered by a context in which student-student interaction is permitted and encouraged. The purpose of this research was to evaluate the potential of the case study method to promote argumentation. The case study method is an established teaching tool in business, medicine, and law. Our case study method involved in-class group work and individual efforts outside the classroom. After receiving each case, undergraduate chemistry students worked on a set of questions designed to guide them through key chemical, environmental and economic aspects of the case study. The process culminated with class presentations by student groups about possible solutions to the cases. Group presentations to the class helped students develop oral communication skills. To assess the quality of students´ argumentation, videotapes of group presentations were collected and analyzed using Toulmin’s Argument Pattern (TAP). TAP illustrates the nature of an argument in terms of claims, data, warrants, backings, and rebuttals. The findings of this work support the idea that the case study approach is an effective strategy for enhancing students' ability to argument.
 
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LucianaPassosSa.pdf (2.47 Mbytes)
Data de Publicação
2007-04-16
 
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