• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.75.2006.tde-11052007-162522
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiane Andretta Francisco
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2006
Director
Tribunal
Queiroz, Salete Linhares (Presidente)
Hartwig, Dacio Rodney
Porto, Paulo Alves
Título en portugués
A produção do conhecimento sobre o ensino de química no Brasil: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química
Palabras clave en portugués
educação em química
estado da arte
produção acadêmica brasileira
Resumen en portugués
Este trabalho discute a produção acadêmica brasileira na área de Educação em Química. A principal fonte de informação utilizada foi a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), no período de 1999 a 2005. Todos os resumos apresentados na seção de Ensino de Química das RASBQs foram investigados com o intuito de se promover uma discussão sobre o desenvolvimento da área no Brasil. Os resumos foram estudados em função dos seguintes aspectos: ano de apresentação, região brasileira de produção, instituição e unidade responsável pela pesquisa, nível escolar abrangido no estudo e foco temático do estudo. Os resultados sugerem que a Educação em Química no Brasil é uma área bem estabelecida entre as demais áreas clássicas da Química, com um grande número de grupos de pesquisa. A área vem se consolidando continuamente, em especial nos últimos 5 anos. As análises realizadas indicaram: (a) um aumento no número absoluto de resumos apresentados na seção de Ensino de Química de 1999 a 2005; (b) uma alta concentração da produção na região Sudeste; (c) uma alta concentração da produção em algumas universidades; (d) uma elevada incidência de estudos sobre o Ensino Básico; (e) uma irregularidade da produção no que diz respeito aos focos temáticos. Existem alguns tópicos que necessitam de uma atenção especial para que sejam satisfatoriamente estudados. Finalmente, a partir dos resultados provenientes do trabalho, algumas considerações são feitas com relação ao presente e ao futuro da área em foco.
Título en inglés
The production of the knowledge on the chemistry education in Brazil: a glance starting from the annual meetings of the Brazilian Chemical Society
Palabras clave en inglés
brazilian academic production
chemical education
state of art
Resumen en inglés
This work discusses the Brazilian academic production on Chemical Education. The main source of information was the annual meeting of the Brazilian Chemical Society (RASBQ) covering the period 1999-2005. All the papers presented at Teaching of Chemistry Division of the RASBQ were investigated to permit a discussion about the development of the area in Brazil. About such papers, it develops a bibliographical revision research, whose parameters comprise the following aspects: year of presentation, Brazilian region of production, institution and academic unit responsible for the research, scholastic level encompassed in the study and thematic focus of the study. The results suggest that the Chemical Education in Brazil is now a well established area of research within the classical areas of the Chemistry, with a large number of research groups. The area is continuously improving, particularly during the last 5 years The relevant findings concern: (a) an increase in the absolute number of papers from 1999 to 2005; (b) a high concentration of research in the southeast region; (c) a high concentration of works from some universities; (d) a great incidence of studies about basic school; (e) a dispersion and irregularity of the production in the thematic focus. There are some topics that require a focused attention for proper evolution. Finally, taking into account the outcomes of this study, some considerations are made on the present and the future of this field.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CristianeAndretta.pdf (899.23 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-05-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.