• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.74.2012.tde-04072012-140325
Documento
Autor
Nome completo
Fausto Makishi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Pirassununga, 2012
Orientador
Banca examinadora
Silva, Vivian Lara dos Santos (Presidente)
Saes, Maria Sylvia Macchione
Savastano Júnior, Holmer
Título em português
Criação de valor compartilhado na cadeia de reciclagem: processamento dos resíduos da comercialização do coco verde
Palavras-chave em português
Coco verde
Gestão de resíduos sólidos urbanos
Inclusão socioeconômica
Sustainable supply chain
Valor compartilhado
Resumo em português
A busca por uma solução comum para os impactos ambientais decorrentes da geração e acúmulo de resíduos sólidos e a condição de exclusão socioeconômica que atinge a uma significativa fatia da população em grandes centros urbanos leva a replicação de um modelo de gestão de resíduos sólidos que tem seu ponto de interseção nas cooperativas de trabalhadores da reciclagem. Alinhado a um contexto de demandas sociais de manutenção econômica, justiça social e preservação ambiental, a gestão compartilhada de resíduos é vista não como prática assistencialista corporativa, mas como oportunidade de negócio e ganhos bilaterais de criação de valor compartilhado. Este é o tema de interesse do presente trabalho, a inclusão socioeconômica veiculada ao aproveitamento de resíduos sólidos. Para isso, desenvolve-se uma pesquisa de base empírica, fundamentada na metodologia de pesquisa-ação, com objetivo de analisar tecnicamente e gerencialmente um projeto que propõe a inclusão socioeconômica por meio do processamento da casca de coco verde. A partir da integração de uma base conceitual e informações de natureza prática obtidas no desenvolvimento do projeto acima referido, assume-se o ganho de conhecimento empírico que possa contribuir com a temática envolvendo a gestão de resíduos sólidos urbanos e a inclusão socioeconômica. A experiência mostrou que disponibilizar tecnologia e ensinar a operar os equipamentos não é suficiente para a sustentação do modelo de gestão compartilhada. É preciso oferecer suporte técnico e gerencial e entender as cooperativas de reciclagem como parte de um fluxo continuo de materiais, de informação, de dinheiro e de pessoas. Conclui-se que é preciso fomentar o desenvolvimento humano através da difusão de conhecimento, levando-o até a cooperativa, mas também permitindo que esse se difunda por ela.
Título em inglês
Creating shared value in the recycling chain: processing of the green coconut commercialization waste
Palavras-chave em inglês
Green coconut
Shared value
Socio-economical inclusion
Sustainable supply chain
Urban solid waste management
Resumo em inglês
The waste management model could be a solution for two problems: the environmental impacts caused by the generation and accumulation of solid wastes, and socio-economical exclusion. Therefore in a context of social and economic development and environmental preservation, waste shared management is seen not creation of as a corporative assistentialist practice, but as a business opportunity and a win-win creation of shared value. This dissertation concerns the socio-economic inclusion developed coupled with the use of the solids wastes. So an empirical research was based on action-research methodology. The socio-economic inclusion by processing green coconut fiber was analyzed at a technical and managerial point of view. By integrating of a conceptual base and practical information obtained from to project development, empirical knowledge is gained. Contribute with urban solid waste management and socio-economical inclusion. The experience has shown that supply technology and teaching to operate the equipment is not sufficient to support the shared management model. It takes technical and managerial support and understand the recycling cooperatives as part of a continuous flow of materials, information, money and people. We conclude that it is necessary to foster human development through the dissemination of knowledge, leading him to the cooperative, but also allowing that to diffuse through it.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ME4886308COR.pdf (2.50 Mbytes)
Data de Publicação
2012-07-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.