• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.74.2008.tde-25032008-084903
Documento
Autor
Nome completo
Rosana Rüegger Pereira da Silva Corte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Pirassununga, 2008
Orientador
Banca examinadora
Leme, Paulo Roberto (Presidente)
Balieiro, Júlio Cesar de Carvalho
Rennó, Francisco Palma
Título em português
Desempenho e características de carcaça e da carne de cordeiros cruzados alimentados com dietas com caroço de algodão normal ou aquecido
Palavras-chave em português
Co-produto
Confinamento de cordeiros
Perfil de ácidos graxos da carne
Qualidade da carne
Resumo em português
O caroço de algodão é uma semente oleaginosa e sua inclusão na alimentação de ruminantes pode aumentar os níveis de ácidos graxos insaturados na carne, melhorando os benefícios potenciais da carne vermelha para a saúde. Contudo, como o tipo de dieta pode influenciar o sabor e aroma e a qualidade da carne produzida é possível que a utilização do caroço de algodão em diferentes níveis na dieta de ovinos confinados altere esses parâmetros. Neste experimento objetivou-se estudar o efeito da adição de diferentes níveis de caroço de algodão e do aquecimento do mesmo no desempenho e características da carcaça e da carne de cordeiros confinados após a desmama. Foram utilizados 36 cordeiros cruzados, 16 machos e 16 fêmeas, em um delineamento de blocos casualizados. O aquecimento do caroço de algodão não causou deterioração lipídica na semente. A utilização de caroço de algodão resultou em maior eficiência alimentar e menor ingestão de matéria seca. As dietas experimentais não alteraram as características de carcaça, a maciez objetiva, a cor e as características organolépticas da carne. Quanto ao perfil de ácidos graxos da carne, o caroço de algodão aumentou o teor saturados e diminuiu os monoinsaturados. O colesterol da carne não foi inflenciado pelos tratamentos alimentares.
Título em inglês
Performance and meat and carcass characteristics of crossbred lambs fed normal or heated whole cottonseed
Palavras-chave em inglês
Fatty acids profile
Feedlot lambs
Meat quality
Sub product
Resumo em inglês
Whole cottonseed is an oil seed and its inclusion on ruminants diets could alter meat unsaturated fat levels, thereby improving potential health benefits for the consumer. However, diet type could affect taste, flavour and meat characteristics, and there is a possibility of alteration of these parameters when whole cottonseed is included in different levels on the diet. The aim of this experiment was to evaluate the effects of the inclusion of whole cottonseed in different levels in the diet or the heating of this feed, on the performance, meat and carcass characteristics of lambs after weaning. Thirty-six crossbred lambs, sixteen males and sixteen females, were assigned to a ramdomized block design. The heating of the whole cottonseed failed to induce lipidic deterioration of the seed. Whole cottonseed utilization increased feed efficiency and decreased dry matter intake. Meat characteristics like color, objective tenderness, carcass characteristics and sensory qualities were not affected by treatments. Whole cottonseed increased meat saturated fatty acids and decreased monounsaturated fatty acids. Meat cholesterol were not affect by diets.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
3643326.pdf (471.93 Kbytes)
Data de Publicação
2008-03-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.