• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.74.2009.tde-19022009-113852
Documento
Autor
Nome completo
Osmar Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Pirassununga, 2009
Orientador
Banca examinadora
Franzolin Neto, Raul (Presidente)
Baruselli, Pietro Sampaio
Oliveira, Márcio Mattos Borges de
Ribeiro, Marcelo Machado de Luca de Oliveira
Tech, Adriano Rogério Bruno
Título em português
Características de criações de búfalos no Brasil e a contribuição do marketing no agronegócio bubalino
Palavras-chave em português
Agronegócio
Bubalinocultura
Búfalo
Marketing
Resumo em português
O presente trabalho teve como objetivo identificar determinadas características produtivas e econômicas de algumas criações de búfalos no Brasil desenvolvendo um estudo sobre as dificuldades, facilidades e potencialidade da bubalinocultura envolvendo as ferramentas de marketing aplicadas ao agronegócio bubalino. Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando formulário eletrônico para preenchimento on line por criadores de búfalos com questões estratégicas e disponibilizado na página da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. O mesmo questionário impresso foi encaminhado, via correio, à 184 criadores de búfalos com endereços cadastrados na página da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos. Foram avaliadas 50 propriedades com atividade em bubalinocultura rurais distribuídas em 12 Estados brasileiros. O presente estudo identificou que a bubalinocultura representa uma atividade promissora junto ao agronegócio brasileiro com bom nicho de mercado para a produção de leite, porém com barreiras no posicionamento do mercado da carne de búfalo. Há um desafio a ser vencido a partir da articulação dos componentes de toda a estrutura no agronegócio bubalino envolvendo cadeia produtiva de leite e de carne para produção em escala visando atender adequadamente a demanda do mercado interno e do mercado externo.
Título em inglês
Characteristics of buffalo production in Brazil and the contribution of the marketing in the buffalo agribusiness
Palavras-chave em inglês
Agribusiness
Agribusiness buffalo
Buffalo
Marketing
Resumo em inglês
This study aimed to identify certain characteristics of some productive and economical of buffalo production in Brazil developing a study on the difficulties, advantages and potential of buffalo production involving the tools of marketing applied to buffalo agribusiness. We performed a field research using electronic form to fill on line by buffalo raisers with strategic questions available on the website of Faculty of Food Engineering and Animal Science from University of Sao Paulo. The same form was sent via mail to the 184 buffalo raisers with addresses registered on the website of the Brazilian Buffalo Raisers Association. We evaluated 50 rural farms with activity in buffalo production distributed in 12 Brazilian states. This study identified that buffalo production represents a promising activity to the Brazilian agribusiness with a good special market for milk production, but with barriers in the market positioning of buffalo meat. There is a challenge to be achievement from the articulation of the components of the entire structure in the agribusiness production chain involving buffalo milk and meat production scale to adequately meet the demand of the internal and external markets.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DO5186974.pdf (964.98 Kbytes)
Data de Publicação
2009-02-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.