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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.71.2011.tde-26102012-155142
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Araujo Madeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Arcuri, Marcia Maria (Presidente)
Florenzano, Maria Beatriz Borba
Santos, Eduardo Natalino dos
Título em português
A educação Mexica: o papel das escolas oficiais no controle e organização da sociedade
Palavras-chave em português
Educação
Mesoamérica
Mexica
Político
Ritual
Resumo em português
Este trabalho resulta de um estudo sobre as instituições oficiais educativas mexicas no contexto de hegemonia política da Tríplice Aliança estabelecida no Planalto Central Mexicano, no Pós-Clássico Tardio (1428 d.C. e 1521 d.C), período em que unificaram-se as forças bélicas de Mexico-Tenochtitlan, Texcoco e Tacuba. Os templos-escola oficiais mexicas se incumbiam da formação religiosa e militar dos jovens para a participação nas atividades vinculadas à organização estatal. O objetivo do estudo foi demonstrar a vital importância do sistema educacional na organização sócio-política mexica, entendido como elemento articulador das atividades religiosas, militares e econômicas. Para a realização da pesquisa foram adotadas como fontes primárias crônicas e documentos pictográficos produzidos no século XVI, bem como dados arqueológicos relativos a um templo-escola escavado no Templo Mayor de Mexico- Tenochtitlan.
Título em inglês
The Mexica Education: the role of public schools in the control and organization of society
Palavras-chave em inglês
Education
Mesoamerica
Mexica
Politc
Ritual
Resumo em inglês
This work presents the results of a systematic analysis of data concerning the official mexica educational institutions in the context of the Triple Aliance´s political hegemony established by the governing powers of Mexico-Tenochtitlan, Texcoco and Tacuba. The temple-schools administrated by the mexica were mainly responsible for transmitting the military and religious precepts in order to prepare individuals for state matters and official duties. The aim of this study was to demonstrate the fundamental importance of the educational system in mexica's social and political organization. The institutions known as the mexica temple-schools are viewed here as common ground in which perpassed religious, military and economical activities. The research was based upon the comparative analysis of XVI century chronicles, pictorial manuscripts and archaeological evidence.
 
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MEAdrianaMadeira.pdf (4.71 Mbytes)
Data de Publicação
2013-01-17
 
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