• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.71.2016.tde-25042016-143132
Documento
Autor
Nombre completo
Filippo Stampanoni Bassi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Neves, Eduardo Goes (Presidente)
Blasis, Paulo Antonio Dantas de
Lima, Helena Pinto
Moraes, Claide de Paula
Villagran, Ximena Suarez
Título en portugués
A maloca Saracá: uma fronteira cultural no médio Amazonas pré-colonial, vista da perspectiva de uma casa
Palabras clave en portugués
Arqueologia amazônica
Estruturas domésticas
Fronteiras culturais
Rio Urubu
Tradição Saracá
Resumen en portugués
Esta pesquisa pretende contribuir para o entendimento da formação e da manutenção de uma fronteira cultural no contexto do médio Amazonas, durante o período pré-colonial tardio. O objeto de estudo insere-se no âmbito do ápice demográfico na Amazônia central, decorrente da convergência de movimentos populacionais em larga escala, associados à expansão das duas últimas grandes tradições culturais pré-coloniais: a Polícroma da Amazônia e a Inciso-Ponteada. Tal período foi descrito ressaltando a ocorrência de fortes conflitos em um processo de reconfiguração cultural. Através de uma abordagem que considera as fronteiras como processos históricos, propomos que na região do baixo rio Urubu (AM), a partir do ano 1000 d. C., a penetração de elementos exógenos faça de contrapeso à formação de um estilo local, a tradição Saracá, capaz de incorporar tais elementos e naturaliza-los sobre a base de uma ideologia de persistência cultural. Portanto, a hipótese com a qual trabalhamos vira ao avesso a visão tradicional, ao sustentar que à base da formação dessa fronteira persistente tenhamos que admitir o desenvolvimento e a afirmação de uma política interacionista. Com o objetivo de testar tal hipótese, investigamos o contexto de uma casa, localizada no sítio arqueológico Bom Socorro (Itacoatiara-AM); partindo do pressuposto que o âmbito doméstico possa ser altamente informativo das relações que se instauram entre o nível local e o nível regional. A escavação de tal estrutura possibilitou inserir a variabilidade artefatual dentro da dimensão social de uma comunidade circunscrita. Os resultados apontam para um período de ocupação do sítio entre 1430 e 1650 AD, quando, a interação entre diferentes grupos na região tem levado a formação de grandes assentamentos, compostos por casas comunais dispostas segundo fileiras paralelas. No setor central da maloca foi encontrada uma área de consumo de alimentos, possivelmente associada ao âmbito político-convivial. As cerâmicas desse contexto condensam toda a variabilidade estilística regional, revelando a ocorrência de relações sociais que perpassam as fronteiras culturais. O estudo das relações estilísticas entre a cerâmica Saracá e os outros conjuntos demostra que essa tradição local compartilha muitos traços diagnósticos também com os estilos mais antigos; inclusive, é evidente uma forte semelhança iconográfica com a arte rupestre regional. Tais elementos apontam para a produção de um estilo local fortemente embasado na tradição, que possivelmente reflete a intenção de reificar uma fronteira social.
Título en inglés
The Saracá longhouse: a cultural boundary in the Pre-Colonial Middle Amazon from an house perspective
Palabras clave en inglés
Amazonian Archaeology
Cultural Boundaries
Household Archaeology
Saracá Tradition
Urubu River
Resumen en inglés
This research aims to understand the formation and maintenance of a cultural frontier in the context of Middle Amazonas, during the late pre-contact period. The scope of this research is focused on the demographic peak period of central Amazonia, due to large population movements, along with the spread of the two last important traditions of pre-contact period: Polychrome and Incised and Punctate. This period has been characterized by heavy conflicts in a context of culture change. If we consider the frontier as an historical process, we argue that in this region, from 1000 AD onward, exogenous cultural elements are coexistent with a local style, Saracá tradition, which was able to include these items on a pre-existing ideological conservativism. Because of this, we argue the opposite of customary approach, stressing that at the very basis of this cultural frontier a cultural interchange has been developed and strengthened. In order to test this hypothesis, from the standpoint that domestic context is highly informative, we studied a communal house of Bom Socorro archaeological site (Amazonas state, Brazil). The excavation of this domestic structure made possible the contextualization of this artefactual variability in the social dimension of a small community, showing the connections of different cultural traditions with extra-frontier social bonds. Results point to an occupation period which extends between 1430 and 1650 AD, when the interaction between different groups lead to formation of large settlements made by large communal houses placed in parallel lines. In the central area of the house a feeding area has been recovered, possibly associated to a political or religious function. Ceramic production from this context is a synthesis of the entire regional stylistic variability, pointing to social relationships crossing cultural frontiers. The study of stylistic relationship between Saraca ceramics and other groups demonstrates that this local tradition shares many specific traits with the oldest stylistic assemblages. A strong iconographic relationship with regional rock art is also evident. All these elements point to the production of a local style deeply rooted into the tradition, maybe reflecting the aim of stressing a real social frontier.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-05-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.