• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.71.2009.tde-24072009-145945
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Fernando Bava de Camargo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Scatamacchia, Maria Cristina Mineiro (Presidente)
Diegues, Antonio Carlos Sant Ana
Funari, Pedro Paulo Abreu
Rambelli, Gilson
Zanettini, Paulo Eduardo
Título en portugués
Arqueologia de uma cidade portuária: Cananéia, séculos XIX-XX
Palabras clave en portugués
Arqueologia histórica
Arqueologia marítima
Cananéia
Portos
Vale do Ribeira
Resumen en portugués
Esta tese de doutorado tem como objetivo mapear e cadastrar as estruturas portuárias do vale do Ribeira (SP) especialmente aquelas situadas no município de Cananéia que forneçam informações sobre o período de 1850-1950, época em que teria se estabelecido um modo capitalista de produção na região alicerçado na lavoura comercial do arroz. Essa abordagem se justifica pela necessidade de se avaliar as contradições existentes entre o discurso e a sociedade concreta. Hoje a região é conhecida por suas belezas naturais, patrimônio histórico mas, paradoxalmente, é a mais pobre do estado de São Paulo. No entanto, as estruturas portuárias, desde o século XIX até hoje apresentam grande dinâmica construtiva. Como explicar esse conflito? Observando os contextos através de uma Arqueologia Marítima embasada no materialismo histórico. Esses contextos foram delimitados através do mapeamento, cadastramento e prospecção extensiva de estruturas, bens e locais relativos à evolução de embarcações, dos portos e da dinâmica comercial expressa no ambiente urbano. O resultado desse trabalho foi o entendimento de que duas modificações causaram grandes transformações na dinâmica produtiva de todo o vale do Ribeira. A primeira delas foi a transição da lavoura comercial para pesca e para o turismo. A segunda foi a inversão do sentido do fluxo das mercadorias gerado pela substituição do transporte marítimo, em primeiro lugar, pelo conjunto navegação fluvial/ ferrovia, depois pelo transporte rodoviário. Esse processo colocou os lucros nas mãos de novos agentes econômicos, mas manteve a produção do discurso como primazia dos antigos donos do poder.
Título en inglés
Archaeology of a port city: Cananéia, 19-20th centuries
Palabras clave en inglés
Cananéia
Historical archaeology
Maritime archaeology
Ports
Ribeiras Valley
Resumen en inglés
The aim of this Ph.D. thesis is to map and register the ports of the Ribeiras valley (SP) especially those situated in Cananéia that provide information about the period 1850-1950, when a capitalist production mode based on the trade of rice was developed in the region. The justification for this kind of approach is the necessity to evaluate the contradictions between the speech and the real society. Nowadays the region is known by its natural resources and historical buildings but at the same time it is the poorest region of São Paulo state. However, since the 19th century until today the ports have had a great structural dynamics. How to explain this conflict? By observing the context through a Maritime Archaeology based on the historical materialism. These contexts have been delimitated with mapping, registering and extensive surveying of the structures, patrimony and places related to evolution of water craft, ports and the commercial dynamics in urban environment. The result of the research was the understanding that two changes have caused huge transformation in the productive dynamics of the entire Ribeiras valley. The first one was the transition from commercial agriculture to commercial fishing and tourism. The second one was the inversion of the direction of the trade caused by the substitution of maritime transportation, first by river transportation/ railroad, secondly by the road transportation. This process put the profits in the hands of new economical agents, but kept the production of the speech with the old power owners.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-08-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.