• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.71.2008.tde-21052008-115253
Documento
Autor
Nome completo
Davi Chermann
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Andreatta, Margarida Davina (Presidente)
Afonso, Marisa Coutinho
Magnoli, Miranda Maria Esmeralda Martinelli
Marins, Paulo César Garcez
Morais, Jose Luiz de
Título em português
Memória do futuro: registros arqueológicos em tempo real
Palavras-chave em português
Banco de dados
Banco de Informações
Redes Interativas
Registros arqueológicos digitais
Tempo Real
Resumo em português
Memória do Futuro trata do registro arqueológico sob a perspectiva digital, com o objetivo de caracterizar algumas possibilidades que essa interação oferece, principalmente quanto a uma possível mudança de paradigma na pesquisa arqueológica. Na perspectiva digital, a Arqueologia além de estudar o passado humano, teria condições de estudar também a relação entre espaço e tempo humano, o que permitiria a análise do presente e do futuro. A perspectiva digital é potencialmente um recurso metodológico importante para a ampliação do campo de atuação da Arqueologia, permitindo a inclusão de novos objetos de estudo, constituídos no ambiente virtual. Um Banco de Informações Arqueológicas - em tempo real sobre o Centro Histórico da Cidade de São Paulo, utilizando como modelo o Pátio do Colégio, é apresentado como uma simulação sobre o registro arqueológico no ambiente digital. A principal consideração final desse trabalho é a constatação de que o registro arqueológico - em tempo real é um recurso metodológico importante para a ampliação do campo de pesquisa da Arqueologia à medida que permite construir a memória do futuro.
Título em inglês
Memories of the future - archaeologyc records in real time
Palavras-chave em inglês
Database
Digital Archaeological Record
Infobase
Interactive Networks
Real Time
Resumo em inglês
Memory of the Future presents the archaeological record from the digital perspective. The aim is characterize some possibilities that interaction provides, especially on a possible change of archaeological´s paradigm research. The digital view added to Archaeology the possibility to study the relationship between space and human time, which allow the analysis of the present and the future. The digital is potentially an important methodological resource for the expansion of the Archaeology`s field, allowing the inclusion of new objects of study, made in the virtual environment. A Databank of Archaeological Information - in real time, on the Historic Center of the City of Sao Paulo, using as a model the Patio of the College, is presented as a simulation on the archaeological record in the digital environment. The main consideration of this work is that the archaeological record - in real time is a methodological resource important for the expansion of the Archaeological research, allowing the memory of the future.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
tde_Davi_Chermann.pdf (6.70 Mbytes)
Data de Publicação
2008-06-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.