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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.71.2012.tde-19062012-133008
Documento
Autor
Nome completo
Camila Azevedo de Moraes Wichers
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Bruno, Maria Cristina Oliveira (Presidente)
Afonso, Marisa Coutinho
Almeida, Marcia Bezerra de
Funari, Pedro Paulo Abreu
Zanettini, Paulo Eduardo
Título em português
Patrimônio arqueológico paulista: proposições e provocações museológicas
Palavras-chave em português
Arqueologias Pós-Processuais
Educação Patrimonial
Musealização da Arqueologia
São Paulo
Sociomuseologia
Resumo em português
Nessa tese examino os processos de seleção e socialização do patrimônio arqueológico paulista, enfatizando o contexto contemporâneo. Em um território onde, frequentemente, desenvolvimento e preservação se chocam, a interface Arqueologia - Museologia é compreendida como eixo que dá sentido às práticas relacionadas à instituição do patrimônio arqueológico, potencializando sua função social. Para tanto, defendo a integração das perspectivas das Arqueologias Pós-Processuais e da Sociomuseologia como abordagem teórica, dialogando ainda com premissas da Educação Patrimonial e da Arqueologia Pública. Parto de uma análise histórica do contexto paulista, passando ao exame de um extenso corpus documental associado ao cenário atual, com o intuito de apresentar uma síntese da Arqueologia Musealizada Paulista. Trago à baila, então, experimentações e proposições onde busco estabelecer eixos de ação adequados ao cenário contemporâneo. O desenvolvimento de um programa de educação patrimonial continuado, associado ao licenciamento de áreas de expansão de cultivo, e a estruturação de um museu de Arqueologia, de vocação regional, são entendidos como lócus de construção de novas práticas onde uma Museologia crítica e libertadora atua em conjunto com uma Arqueologia também engajada e ativista. Por sua vez, as provocações, presentes ao longo do texto, visam inquietar àqueles que lidam cotidianamente com o patrimônio arqueológico paulista.
Título em inglês
Archaeological heritage in São Paulo state: museological propositions and provocations
Palavras-chave em inglês
Archaeology's Musealization
Heritage Education
Post- Processual Archaeologies
São Paulo State
Sociomuseology
Resumo em inglês
In this thesis I examine the selection and socialization processes of São Paulo's archaeological heritage, emphasizing a contemporary context. In a territory where, often, development and preservation are in conflict, the interface between Archaeology and Museology can be understood as the axis that gives meaning to the construction practices of archaeological heritage, enhancing its social function. To achieve this purpose, I advocate the intertwining between Post-Processual Archaeologies and Sociomuseology as a theoretical approach, dialoging with Heritage Education and Public Archaeology premises. I start with an historical analysis of São Paulo's context, following with the examination of an extensive corpus of documents associated with the current scenario, in order to provide a summary of São Paulo's state Archaeological musealization. Afterwards I present some experimentations and propositions looking forward to establish appropriate lines of action for the contemporary scene. The development of a continued heritage education program associated with environmental licensing for the expansion of agricultural areas, and the structuring of a regional museum of archaeology, can be understood as a locus of new practices, where a critical and liberating Museology acts together with an engaged and activist archaeology. The provocations throughout the text intend to disturb those who daily deal with São Paulo's archaeological heritage.
 
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Anexo2Cartilha.pdf (3.16 Mbytes)
Data de Publicação
2012-06-25
 
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