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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.71.2018.tde-19022018-143407
Documento
Autor
Nome completo
Emerson Nobre da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Passos, Maria Cristina Nicolau Kormikiari (Presidente)
Goldstein, Ilana Seltzer
Saldanha, João Darcy de Moura
Título em português
Objetos e imagens no Marajó antigo: agência e transformação na iconografia das tangas cerâmicas
Palavras-chave em português
Fase marajoara
iconografia
tangas
Resumo em português
Esta dissertação está centrada no estudo da iconografia da cerâmica marajoara, mais especificamente, na iconografia das tangas cerâmicas pertencentes a diversos acervos e coleções, com o objetivo de refletir sobre figuração durante a fase marajoara. Partindo de uma abordagem que integra Arqueologia, Antropologia da Arte e Etnologia, compreendemos as tangas enquanto objetos de composição, transformação e fabricação corporal, o que também permitiu identificar, em sua iconografia, uma forma de conceber imagens e corpos caracterizada pela integração de figuras aludindo a diversos seres e suas partes anatômicas, e também pela utilização de recursos gráficos que sugerem transformações corpóreas. Assim, as características expressas nesta iconografia foram interpretadas como uma forma de materializar princípios cosmológicos referentes à transformabilidade dos corpos, característicos das sociedades ameríndias, que colocam a transformação corporal como o centro de suas preocupações.
Título em inglês
Objects and images in the ancient Marajó: agency and transformation in the iconography of the ceramic tangas
Palavras-chave em inglês
iconography
Marajoara phase
tangas
Resumo em inglês
This dissertation focuses on the study of the iconography of marajoara pottery, specifically on the iconography of ceramic tangas, to reflect on figuration during the marajoara phase. This work benefits from an approach that integrates Archaeology, Anthropology of Art and Ethnology, enabling us to understand the tangas as objects of composition, transformation and bodily fabrication, and to identify in their iconography a way of conceiving images and bodies, which was characterized by the integration of figures alluding to diverse beings and their anatomical parts, as well as the use of graphic resources that suggest corporeal transformations. Thus, the characteristics expressed in tanga iconography were interpreted as ways of materializing cosmological principles regarding the transformability of bodies, typical of societies that place body transformation at the center of their concerns.
 
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Data de Publicação
2018-02-27
 
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