• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.71.2014.tde-13052015-165454
Documento
Autor
Nombre completo
Valber Souza Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Alves, Marcia Angelina (Presidente)
Cury, Marília Xavier
Morais, Daisy de
Título en portugués
Os velhos caminhos de Congonhas numa perspectiva de educação patrimonial
Palabras clave en portugués
Educação patrimonial
Patrimônio arqueológico
Preservação
Resumen en portugués
O patrimônio arqueológico do município de Congonhas, Estado de Minas Gerais, vem sendo destruído ao longo de sua história mais recente por conta principalmente do crescimento urbano desordenado. A cidade cresce impulsionada pela demanda mundial por minerais como o ferro e desta forma, avança sobre os sítios arqueológicos que a circundam, sem que sejam observados alguns dos cuidados necessários ou a legislação vigente, que pesam sobre o patrimônio arqueológico brasileiro. Contudo, a Educação Patrimonial pode significar um acesso ao conhecimento sobre o patrimônio arqueológico de Congonhas e para sua preservação, utilizando de vestígios arqueológicos aflorados sobre o solo, trabalhando para produzir uma Arqueologia Pública, buscando promover a viabilização de meios de preservação e musealização de sítios arqueológicos revelados por uma Arqueologia Histórica engajada com tendências mundiais da Arqueologia, como uma alternativa coerente com a atual situação arqueológica do município.
Título en inglés
The old ways of Congonhas perspective of heritage education
Palabras clave en inglés
Archaeological heritage
Educational heritage
Preservation
Resumen en inglés
The archaeologycalheritage in Congonhas municipal district, in Minas Gerais State, Brasil, have been destroyed along its more recent history principally by desordinated urban growing. The Town was growing impused by wordwide minerals demandas iron and this way, has advanced on archaeologycal sites that emcompasses it, withaut observing necessary cares or actual brasilian laws, that inforce on brasilian archaeological heritage. Although the heritage education can mean an acess to knowledge about Congonha'sarchaelogical heritage and its preservation, using archaeological remains that are emerged on the groud, working to do a Public Archaeology, seeking to promote the viabilization of ways of preservation and musealization of arhaeologycal sites reveled by an Historical Archaeoloy engaged with wordwide tendencies in Archaeology, as an coherent alternative with the municipal district's archeological situation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-10-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.