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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.71.2005.tde-09102006-170801
Documento
Autor
Nome completo
Camila Diogo de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Hirata, Elaine Farias Veloso (Presidente)
Allegrette, Alvaro Hashizume
Florenzano, Maria Beatriz Borba
Título em português
Estruturas e artefatos $$b o culto heróico em sítios gregos da Idade do Ferro (séc. XI ao VIII a.C.)
Palavras-chave em português
Analogia etnográfica
Culto heróico
Estruturas absidais
Idade do Ferro
Práticas rituais funerárias
Resumo em português
A presente pesquisa visa analisar aspectos da natureza das práticas rituais realizadas em determinadas estruturas absidais* de grande porte em sítios gregos da Idade do Ferro. Muitos autores afirmam que nessas estruturas as práticas rituais funerárias assumem as características de um verdadeiro culto heróico. Contudo, também observam que na grande maioria dos casos, é difícil estabelecer uma distinção clara entre as evidências que denotam funções sagradas e aquelas que denotam funções profanas. Para tentar entender melhor essas limitações de funções e também as próprias características dos aspectos religiosos da Idade do Ferro, selecionamos quatro sítios onde essas estruturas absidais são encontradas e datadas entre os séculos XI e VIII a.C.: o Mégaron A e o Mégaron B em Thermos, na Etólia, o Edifício Toumba em Lefkandi, na ilha da Eubéia, os Edifícios C, D e S em Asine, na região da Argólida e o Edifício A (ou Daphnephoreion) e o Templo D em Erétria, também localizada na ilha da Eubéia. Pretendemos realizar um estudo desses casos, relacionando o exame dos aspectos arquitetônicos com a análise da cultura material associada a essas estruturas. Comparando os dados entre si, objetivamos levantar algumas considerações sobre a natureza dessas práticas rituais, relacionando-as com a documentação textual e imagética disponível. Objetivamos por fim, indicar algumas questões a respeito da importância e das implicações dessas práticas rituais no contexto sócio-político, principalmente nos séculos IX e VIII a.C.
Título em inglês
Structures and artifacts: the hero cult in Greek sites of Iron Age (XIth to VIIIth centuries BC)
Palavras-chave em inglês
Apsidal structures
Ethnographical analogy
Funerary practices
Hero cult
Iron Age
Resumo em inglês
This research aims to analyze the aspects of ritual practices that took place in monumental apsidal structures* in Greek sites of Iron Age (1100 to 700BC). Many authors believe that these funerary practices are dressed up as a real hero cult. Though, they also observe that generally is really difficult to establish a clear distinction between the sacred and the profane functions fulfilled by these structures. We have chosen four sites where these structures can be found and dated to the 11th to 8th BC in order to understand better the interaction between the sacred and the profane activities, investigating the religious aspects of the Greek Iron Age: Megaron A and Megaron B in Thermos, the Toumba building in Lefkandi, Buildings C, D e S in Asine and Building A (or Daphnephoreion) and Temple D in Eretria. We intend to link the exam of architectural aspects to the archaeological material associated with the apsidal structures. Our purpose is to establish a comparative analysis between the archaeological data, the written and the image sources available for this period, providing considerations about the meaning, and the implications of the religious nature of these sites related to the rise of the polis
 
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Data de Publicação
2006-10-25
 
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