• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2014.tde-19082014-091124
Documento
Autor
Nombre completo
Patrícia Luciana Moreira Dias
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Angelo, Margareth (Presidente)
Cunha, Mariana Lucas da Rocha
Dupas, Giselle
Grau, Carmen Ferre
Schwartz, Eda
Título en portugués
Alerta e proteção parental na sobrevivência do câncer do filho
Palabras clave en portugués
Enfermagem da família
Neoplasias
Pesquisa Qualitativa
Relações pais-filho
Sobrevivência
Resumen en portugués
Introdução: O número de crianças e adolescentes que sobrevivem ao câncer tem aumentado de maneira significativa nas últimas décadas. A sobrevivência é uma experiência que não se limita àquele que sobreviveu ao câncer, mas engloba também a sua família. Considerando as evidências do impacto que o câncer exerce sobre a vida familiar e sobre o relacionamento entre pais e criança com câncer, este estudo tem como foco famílias de crianças e adolescentes que sobreviveram ao câncer, na perspectiva da parentalidade. Objetivos: Identificar os elementos do processo da parentalidade na sobrevivência do câncer infantojuvenil e apresentar um modelo teórico deste processo que represente a integração desses elementos. Metodologia: Estudo qualitativo, que teve como referenciais teórico e metodológico, respectivamente, o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com nove casais, pais e mães de crianças e adolescentes que sobreviveram ao câncer infantojuvenil. Resultados: A análise comparativa dos dados permitiu compreender o processo da parentalidade na sobrevivência do câncer revelada pelo modelo teórico ALERTA E PROTEÇÃO PARENTAL NA SOBREVIVÊNCIA DO CÂNCER DO FILHO. O modelo evidencia que os elementos simbólicos essenciais para a construção e o exercício da parentalidade no contexto da sobrevivência do câncer estão estruturados em torno de dois fenômenos: O TEMPO DE LUTA CONTRA O CÂNCER DO FILHO, que representa a desorganização causada pela doença na vida da família, direcionada pelo risco de morte do filho e exigindo uma redefinição do self parental e A FAMÍLIA SOBREVIVENTE AO LONGO DO TEMPO, que representa a resistência da família enfrentando a luta, reorganizando-se e avançando na trajetória, bem como o processo de aprendizagem da parentalidade no contexto da sobrevivência. Conclusão: O modelo teórico representa a configuração dos elementos que compõe a construção da parentalidade na sobrevivência do câncer infantojuvenil, evidenciando o alerta e a proteção dos pais em um contexto de luta e resistência aos inúmeros desafios ao longo do tempo. Crenças, medos, incertezas, perdas e forças também emergem nesta experiência que integra continuamente vida, morte e sobrevivência. O alerta e a proteção parental são os elementos essenciais para que os pais possam preservar a história do filho e da família
Título en inglés
Parental alertness and protection in cancer survival of children
Palabras clave en inglés
Family nursing
Neoplasms
Parent-child relations
Qualitative research
Survival
Resumen en inglés
Introduction: The number of children and adolescents who survive cancer has increased significantly over the last decades. Survival is an experience that is not limited to the survivors themselves, as it also includes their family. Considering the evidence of the impact that cancer has on family life and on the parent-child relationship, this study focuses on families of children and adolescents who survived cancer, from the perspective of parenting Objectives: Identify the elements of the parenting process in the survival of child-adolescent cancer and present a theoretical model of this process, representing the integration of these elements. Methodology: This qualitative study was performed with Symbolic Interactionism and the Grounded Theory as theoretical and methodological frameworks, respectively. Data were collected by means of interviews with nine couples, parents of children and adolescents who survived child-adolescent cancer. Results: Comparative data analysis allowed for understanding the parenting process in the survival of cancer, revealed by the theoretical model PARENTAL ALERTNESS AND PROTECTION IN CANCER SURVIVAL OF CHILDREN. This model evidences that essential symbolic elements for the construction and exercise of parenting in the cancer survival context are structured around two phenomena: THE LENGTH OF THE BATTLE AGAINST THEIR CHILDS CANCER, which represents the disorganization caused by the disease in the life of the family, determined by their childs risk of death, and demanding a redefinition of the parental self; and THE SURVIVING FAMILY OVER TIME, which represents the resistance of the family facing the battle, reorganizing themselves and advancing in the trajectory, as well as the process of parenting learning in the survival context. Conclusion: The theoretical model represents the configuration of the elements composing the construction of parenting in the survival of child-adolescent cancer, evidencing the alertness and protection of parents in a context of battle and resistance to the countless challenges faced over time. Beliefs, fears, uncertainties, losses and strengths also emerged in this experience, which continuously integrates life, death and survival. Parental alertness and protection are essential elements for parents to preserve their childs and their familys histories
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-09-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.