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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2010.tde-13012011-151430
Documento
Autor
Nombre completo
Fatima Aparecida Cotrim Soares
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone (Presidente)
Gryschek, Anna Luiza de Fatima Pinho Lins
Oliveira, Luzia Aparecida
Título en portugués
Influência da capacitação em bioética na percepção dos profissionais para os problemas éticos na atenção básica
Palabras clave en portugués
Ação educativa
Bioética clínica
Deliberação moral
Resumen en portugués
Pesquisa qualitativa, que se caracterizou como um estudo do tipo antes e depois. Teve como objetivo principal analisar o impacto de uma ação educativa em bioética clínica e deliberação moral aplicadas à atenção básica, com vistas a identificar se a percepção de problemas éticos se modificaria e se esta ação traria contribuições com aportes para lidar com as questões éticas na prática. A ação educativa foi desenvolvida com enfermeiros e médicos da Estratégia Saúde da Família, Santo André, SP, e calcou-se no enfoque problematizador e na bioética deliberativa, para apresentar o itinerário da deliberação como subsídio para o manejo de problemas éticos. Para avaliar a mudança na percepção de problemas éticos, foi aplicado um instrumento para inventariar tais situações, antes, depois e no meio da intervenção. Para avaliar a utilidade da ação educativa, foram feitas perguntas abertas, cujas respostas foram tratadas com análise de conteúdo. Houve mobilização positiva da sensibilidade ética dos participantes. Eles avaliaram a deliberação como um instrumental adequado para lidar com as questões éticas que vivem. A problematização mostrou-se efetiva como estratégia educativa na formação contínua em bioética deliberativa.
Título en inglés
Influence of training in bioethics to professionals in the perception of ethical problems in primary care
Palabras clave en inglés
Clinical bioethics
Deliberative action
Moral deliberation
Resumen en inglés
Qualitative research, which was characterized with a kind of study before and after. The main objective was analyzing the impact of an educational intervention in clinical bioethics and moral decision applied to primary care, aiming to identify the perceived ethical problems would change and if this action would bring with subsidiary contributions to deal with ethical issues in practice. The educational activity was developed with nurses and medical doctors from the Family Health Strategy, Santo André, SP. The educational activity trod on the problem-posing approach and deliberative bioethics, to present the itinerary of the determination as to subsidize the management of ethical issues. To evaluate the usefulness of educational activities open-ended questions were made whose answers were dealt with content analysis. There was positive mobilization of ethical sensitivity of the participants. They evaluated the decision as an appropriate instrument to deal with ethical issues which they live. The problem-posing education strategy showed effective in continuous training in deliberative bioethics.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fatima_Cotrim.pdf (3.28 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-02-22
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • SOARES, F. A. C., e Zoboli ELCP. Capacitação em bioética para profissionais da Saúde da Família do município de Santo André, SP [doi:10.1590/S0080-62342012000500029]. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], 2012, vol. 46, p. 1248-1253.
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