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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2017.tde-12052017-160940
Document
Author
Full name
Thaís Rojas Castro
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2016
Supervisor
Committee
Oliveira, Marcia Aparecida Ferreira de (President)
Fernandes, Heloísa Garcia Claro
Pereira, Maria Odete
Title in Portuguese
Satisfação e mudança percebida por familiares de usuários de centros de atenção psicossocial em álcool e outras drogas
Keywords in Portuguese
Avaliação de Serviços de Saúde
Escalas de Avaliação
Serviços Comunitários de Saúde Mental
Transtornos relacionados ao uso de Álcool
Transtornos relacionados ao uso de Substâncias
Abstract in Portuguese
Apesar das substâncias psicoativas serem consumidas há milhares de anos, nas últimas décadas a questão de seu consumo abusivo e dependência tem se configurado como uma demanda de saúde pública, diante de um cenário marcado pela acelerada transição socioeconômica que está ocorrendo em vários países. Este estudo tem como objetivo a avaliação das práticas oferecidas nos Centros de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Outras Drogas (CAPSad) do ponto de vista dos familiares dos usuários. Métodos: pesquisa avaliativa transversal, com análise quantitativa de dados coletados em CAPSad do município de São Paulo, utilizando a Escala de Satisfação (Satis-BR) e a Escala de Mudança Percebida (EMP), já validadas e utilizadas anteriormente em estudos avaliativos. Além das escalas, dados acerca da estrutura do serviço, dados sociodemográficos, de acesso, e de caracterização da participação do familiar no tratamento do usuário, foram analisados, com condução de modelo de regressão linear múltipla, no qual evidenciou-se a mudança percebida como variável preditiva de melhor nível de satisfação com os serviços, bem como a correlação negativa das seguintes variáveis com índices de mudança percebida: residir nas zonas leste e norte da cidade e ter renda familiar mensal entre 2 e 4 salários mínimos. O fato de ter parentesco não nuclear, como ser tio ou sobrinho, com o usuário, já teve associação positiva com a mudança percebida. São necessários mais estudos com este tipo de serviço para melhor explorar essas dimensões relacionadas à qualidade da atenção nesta temática, contribuindo para avaliar o impacto das novas políticas e da Rede de Atenção Psicossocial.
Title in English
Satisfaction and Perceived Change of family users from Psychosocial Care Centers Alcohol and other Drugs
Keywords in English
Alcohol-Related Disorders
Community Health Services
Evaluation Scales
Health Services Evaluation
Substance-Related Disorders
Abstract in English
Despite psychoactive substances have been consumed for thousands of years, in recent decades, the issue of their abuse and dependence has been configured as a public health demand, against a backdrop marked by rapid socioeconomic transition that has been occurring in several countries. The object of this study is the evaluation of practices offered at Psychosocial Care Centers for Users of Alcohol and Other Drugs (CAPSad) based on the point of view of the families of their users. Methods: evaluative research, by quantitative method, to analyze data collected at CAPSad located in the city of São Paulo, using the Satisfaction Scale (Satis-BR) and the Perceived Change Scale (EMP), already validated and previously used in evaluation studies, will guide the focus of analysis. In addition to the scales, data on the service structure, sociodemographic data, access, and characterization of the family's participation in the user´s treatment, were analyzed, with the lead of the multiple linear regression model, in which it revealed a change perceived as a predictive variable higher level of satisfaction with the services and the negative correlation of these variables with perceived change in rates: living in the eastern and northern areas of the city and considering a monthly income between 2 and 4 minimum salaries. The fact that no nuclear kinship, as being an uncle or nephew, with the user, has had a positive association with the perceived change. Further studies are needed with this type of service to better explore these dimensions related to quality of care in this theme, helping to assess the impact of new policies and Psychosocial Care Network.
 
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Publishing Date
2017-06-13
 
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