• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2014.tde-06112014-153956
Document
Auteur
Nom complet
Ellen Maria Reimberg da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Rossato, Lisabelle Mariano (Président)
Castillo, Ana Marcia Chiaradia Mendes
Damião, Elaine Buchhorn Cintra
Titre en portugais
Conhecimentos e significados atribuídos à dor pediátrica na perspectiva de estudantes de enfermagem e de enfermeiras
Mots-clés en portugais
Bacharelado em Enfermagem
Educação em enfermagem
Enfermagem pediátrica
Manejo da Dor
Resumé en portugais
A dor está presente na vida de crianças que passam pelo processo de hospitalização e, embora existam meios para o seu tratamento, muitas continuam vivenciando-a desnecessariamente. O enfermeiro por estar em contato direto com esses pacientes, deve realizar a avaliação e estabelecer tratamentos adequados, compreendendo o fenômeno doloroso em suas múltiplas dimensões, pessoais, culturais e sociais. Diante disso, os objetivos deste estudo são identificar os conhecimentos dos estudantes de enfermagem e dos enfermeiros sobre o manejo da dor pediátrica e os significados atribuídos à dor pediátrica por esses estudantes e enfermeiros à luz do referencial teórico do Social Communication Model of Pain, que explora as características dos pacientes em situações de dor, junto com os indivíduos que os assistem. A abordagem metodológica qualitativa foi adotada e a Análise Temática Híbrida foi utilizada como referencial metodológico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis estudantes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) que estavam realizando o estágio curricular no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HUUSP) nas seguintes áreas: unidade de internação pediátrica, pronto socorro pediátrico e berçário, e com seis enfermeiras egressas dessa Escola, que trabalhavam em instituições nas áreas de neonatologia e pediatria. A análise dos dados permitiu a identificação de três temas e nove sub-temas: Experiência de dor: subjetividade, sentimentos e prejuízos; Avaliação do cuidado: capacitação, conhecimento e escuta; e Conhecimento sobre a dor: conteúdo, interesse pelo tema e busca pelo conhecimento. Os resultados possibilitaram uma compreensão ampliada da experiência dolorosa, revelando questões importantes quanto ao caráter subjetivo e individual da dor, além de destacar as alterações e prejuízos na rotina dos indivíduos que a sentem. Quanto ao cuidado realizado pelos enfermeiros diante da avaliação e do manejo da dor, evidenciou-se a necessidade de oferecer-lhes capacitação, haver comprometimento no manejo da dor da criança e, sobretudo, ouvir seus próprios relatos acerca da experiência dolorosa. Quanto aos conhecimentos relacionados ao ensino do tema, a formação do enfermeiro quanto ao manejo e avaliação da dor pediátrica está relacionada com os conteúdos transmitidos durante o curso de graduação, com a importância atribuída ao tema pelos docentes e pela própria constituição da grade curricular.
Titre en anglais
Knowledge and meanings attributed to pediatric pain from the perspective of nursing students and nurses
Mots-clés en anglais
Nursing Baccalaureate
Nursing Education
Pain Management
Pediatric Nursing
Resumé en anglais
Pain is present in the lives of children who go through the hospitalization process and while there are ways to treat it, many of them still living it unnecessarily. Nurses for being directly in contact with these patients, should carry out the assessment and establish appropriate treatments, including the painful phenomenon in its various dimensions, personal, cultural and social. In view of this, the objectives of this study are to identify the knowledge of nursing students and nurses about pediatric pain management and the meanings attributed to pediatric pain for these students and nurses in the light of the theoretical framework of Social Communication Model of Pain, which explores the characteristics of patients in situations of pain, along with individuals who assist them. The qualitative approach was adopted and Hybrid Thematic Analysis was used as a methodological framework. Semi-structured interviews were conducted with six nursing students from the School of Nursing, University of Sao Paulo (EEUSP) who were on internship at the University Hospital of the University of Sao Paulo (HUUSP) in the following areas: pediatric inpatient, pediatric emergency and baby nursery and with six egresses of this school who worked at institutions in the areas of neonatology and pediatrics. Data analysis enable the identification of three themes and nine sub-themes: Experience of pain: subjectivity, feelings and prejudices; Care evaluation: training, knowledge and listening; and Knowledge about pain: content, interest in the topic and search for knowledge. The results allowed an expanded understanding of the painful experience revealing important questions about the subjective and individual nature of pain, while also highlighting the changes and losses in the routine of individuals who feel it. Regarding care provided by the nurses on the assessment and management of pain, it highlighted the need to offer them training, of having commitment in the management of pain in children, and especially to hear their own stories about the painful experience. With regard to knowledge related to teaching the subject, the education of nurses regarding the management and assessment of pediatric pain is related with the content broadcast during the undergraduate course, with the importance given to the subject by professors and by the constitution of the curriculum.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-11-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.