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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Santos Amaral da Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Freitas, Genival Fernandes de (Presidente)
Bonini, Bárbara Barrionuevo
Leonello, Valéria Marli
Mecone, Márcia Cristina da Cruz
Título em português
Vivência dos egressos do Programa de estágio extracurricular em enfermagem
Palavras-chave em português
Egressos
Enfermagem
Estágio Extracurricular
Estudantes de Enfermagem
Formação
História da Enfermagem
Resumo em português
Introdução: O estágio extracurricular é uma opção de aprendizagem e desenvolvimento de prática profissional, não obrigatório e possibilita a aquisição de conhecimento sobre o campo de trabalho da enfermagem, podendo contribuir para o aprimoramento da formação dos alunos de graduação em enfermagem. Considerando o impacto que o estágio extracurricular possui para os esses alunos, esta pesquisa torna-se importante para ampliar o conhecimento sobre esta prática. Objetivos: Caracterizar o estágio extracurricular na perspectiva dos estagiários; descrever e analisar as experiências vividas pelos egressos do programa de estágio extracurricular a partir de pressupostos de Pierre Bourdieu. Método: Este estudo é de natureza histórico-social, qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com os egressos do programa de estágio extracurricular do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, obtidas por meio da técnica Snowball Sampling. Esta instituição oferece o estágio extracurricular há muitos anos e tem aprimorado o programa ao longo do tempo. Foi utilizado o método da História Oral Temática para realização de entrevistas semiestruturadas, e a análise temática estabelecida por Minayo, que permitiu realizar uma reflexão geral sobre a apreensão da significação de textos produzidos. O referencial teórico de Pierre Bourdieu foi utilizado para análise dos resultados, permitindo a compreensão das relações sociais, analisando o campo social e o habitus que são incorporados pelos indivíduos e que são direcionados por um simbolismo intencional que determina o que Bourdieu denomina de "violência simbólica". Resultados: Foram entrevistadas 12 egressas do programa de estágio extracurricular entre os anos de 1979 a 1993. Emergiram das entrevistas, três categorias compostas por 10 subcategorias: Categoria 1. Motivação para o estágio extracurricular: a aquisição de capitais, retrata os principais motivos que levaram as participantes a procurarem o estágio extracurricular durante a graduação de enfermagem. Categoria 2. O estágio extracurricular: descrevendo o campo social, descreve, sob o ponto de vista das participantes, como era o estágio extracurricular no período analisado e como este campo social permitia a incorporação de novos habitus. Categoria 3: A percepção do estágio extracurricular para o egresso, nesta categoria emergiram diversos significados sobre a percepção que as egressas tinham em relação ao estágio extracurricular. Conclusão: Esta pesquisa possibilitou ampliar o conhecimento a respeito da história do estágio extracurricular em enfermagem, especialmente no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, cenário escolhido, além de caracterizá-lo, sob a óptica de egressas que participaram do programa, no contexto analisado. Dentre os principais achados destaca-se a influência que o estágio extracurricular pode exercer sobre o desenvolvimento de competências comportamentais que são projetadas pela instituição, e que podem definir a aquisição de um dos troféus deste campo social, que é a contratação profissional do estagiário, ao término do programa. A possibilidade de inserção profissional e a influência do estágio extracurricular para a trajetória profissional são outros pontos que se destacaram, pois evidenciam o quanto o estágio pode facilitar a transição entre a escola e a vida profissional dos alunos de graduação em enfermagem.
Título em inglês
Experiences of the egresses graduates of the extracurricular training program in nursing.
Palavras-chave em inglês
Egressed
Extracurricular internship
Formation
History of nursing
Nursing
Nursing students
Resumo em inglês
Introduction. Extracurricular training is an option to learn and develop the professional practice. It is not mandatory and enables knowledge acquisition about the work in the nursing field, and may contribute to the improvement of undergraduate nursing students. Considering the impact that the extracurricular stage has on these students, this research becomes important to increase the knowledge about this practice. Objectives. To analyze the experiences lived by the extracurricular internship program egresses according the assumptions of Pierre Bourdieu. Method. Present study is of historical and social, qualitative and exploratory nature. Data collection, were based on interviews with the undergraduates of the extracurricular training program of the German Hospital Oswaldo Cruz, obtained through the Snowball Sampling technique. This institution offers the extracurricular internship for many years and has enhanced the program over time. The Thematic Oral History method was used to conduct semi-structured interviews and the thematic analysis established by Minayo who allowed performing a general reflection on the apprehension of the produced texts meaning. The theoretical framework of Pierre Bourdieu was applied for results analysis, allowing the understanding of social relationships, analyzing the social field and the habitus that are incorporated by the individuals and that are directed by an intentional symbolism that determines what Bourdieu called as "symbolic violence". Results. Twelve egressed students of the extracurricular internship program between 1979 and 1993 were interweaved. Three categories comprised of 10 subcategories emerged from the interviews: Category 1. Motivation for the extracurricular stage: the capital acquisition depicts the main reasons that led the participants to seek the extracurricular training during the nursing graduation: Category 2. The extracurricular stage: depicts the social field from the point of view of the participants; how the extracurricular stage was like during this period and how the social field allowed the incorporation of the new habitus. Category 3. The perception of the extracurricular stage for the egressed students. In this category, several meanings emerged about the perception that the egresses had due to the extracurricular stage. Conclusion. This study allows extending the knowledge about the history of extracurricular training course in nursing, especially in the German Hospital Oswaldo Cruz, the chosen scenario. In addition, characterize it from the perspective of the egressed students who participated in the program, in the analyzed context. Among the main findings, we highlight the influence that the extracurricular stage can exert on the development of behavioral skills designed by the institution, and which can define the acquisition of one of the awards in this social field, which is the professional hiring of the trainee at the end of the program. The possibility of professional insertion and the influence of extracurricular internship to the professional career are other highlighted points since it is evident how much the internship can facilitate the transition between the school and the professional life of undergraduate students in nursing.
 
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Juliana_S_Amaral.pdf (778.94 Kbytes)
Data de Publicação
2019-05-07
 
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