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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.7.2018.tde-27042018-094349
Documento
Autor
Nome completo
Catarina Terumi Abe Mendonça
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Maria de Fatima Prado (Presidente)
Brandão, Carolina Felipe Soares
Mazzo, Alessandra
Prado, Claudia
Título em português
Vivência do enfermeiro em simulação de alta fidelidade no contexto da saúde
Palavras-chave em português
Educação em Enfermagem
Enfermeiras e Enfermeiros
Simulação
Resumo em português
Introdução: Na área da enfermagem, a simulação de alta fidelidade vem se expandindo a fim de fornecer novas ferramentas para os enfermeiros atuarem em situações de saúde em seu cotidiano de trabalho, proporcionando um conjunto de experiências que ampliam as possibilidades de olhar o assistir por diferentes dimensões do cuidado individualizado, considerando também as relações em equipe e privilegiando o saber e o fazer como processos indissociáveis. Objetivo: Analisar a vivência do enfermeiro na simulação de alta fidelidade no contexto da saúde. Método: Estudo de caráter exploratório e descritivo, desenvolvido por meio da vertente qualitativa. Foram realizadas 14 entrevistas com enfermeiros que vivenciaram simulações de alta fidelidade e aplicada a análise de conteúdo temático referida por Minayo. Da análise dos dados, surgiram 11 categorias, sendo sete relacionadas como componentes fortes e quatro como componentes vulneráveis da simulação. Resultados: Componentes fortes - aspectos da simulação que propiciam a crítica reflexiva e analítica, abrangendo a esfera comportamental e social e a importância do facilitador na condução do debriefing para o aprimoramento do saber na estratégia da simulação. Componentes vulneráveis - presença de posturas e sentimentos não esperados na simulação e necessidade de os participantes já terem conhecimentos teóricos para obter um melhor desempenho durante a simulação. Considerações finais: A simulação abre espaço para criar e recriar, tendo como base ferramentas que aproximam cada vez mais o participante de seu real propósito de aprender, podendo ir além da realidade, no sentido de transcender aquilo que já conhece, viabilizando o alcance de novos conhecimentos e indo além da dimensão técnica. Essa realidade se estende ao educador, contribuindo para fortalecer a estratégia da simulação como recurso de aprendizagem no contexto da assistência de enfermagem.
Título em inglês
Nursing experience in high-fidelity simulation in health context
Palavras-chave em inglês
Nurses
Nursing Education
Simulation
Resumo em inglês
Introduction: In the area of nursing, high-fidelity simulation has been expanding in order to provide new tools for nurses to work in health situations in their daily work, providing a set of experiences that broaden the possibilities of looking at different dimensions of individualized care, also considering team relationships and privileging knowledge and practice as inseparable processes. Objective: To analyze the experience of nurses in high-fidelity simulation in health context. Method: Descriptive and exploratory study, developed through the qualitative aspect. There were realized 14 interviews with nurses who experienced high fidelity simulations and applied the thematic content analysis reported by Minayo. From the analysis of the data, 11 categories emerged, being seven related as strong components and four as vulnerable components of simulation. Results: Strong components aspects of simulation that provide analytical and reflexive criticism, including social and behavioral sphere and the importance of the facilitator in debriefing conduction to the improvement of the knowledge in the simulation strategy. Vulnerable components presence of unexpected postures and feelings during simulation and the need for participants to already have theoretical knowledge to obtain better performance during the simulation. Final considerations: Simulation opens space to create and recreate, based on tools that increasingly bring the participant closer to real purpose of learning, being able to go beyond reality, in order to transcend what participant already knows, making possible the achievement of new knowledge and going beyond technical dimension. This reality extends to educator, contributing to strengthen simulation strategy as a learning resource in the context of nursing care.
 
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Data de Publicação
2018-05-07
 
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