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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.7.2015.tde-26062015-132821
Documento
Autor
Nome completo
Flavia Renata Fratezi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Tronchin, Daisy Maria Rizatto (Presidente)
Gutierrez, Beatriz Aparecida Ozello
Melleiro, Marta Maria
Título em português
Atividades desenvolvidas em centros dia para idosos na perspectiva do envelhecimento ativo: subsídios para avaliação da qualidade dos serviços
Palavras-chave em português
Assistência diurna
Atenção integral ao idoso
Avaliação de serviços de saúde
Centro dia para idosos
Envelhecimento
Envelhecimento ativo
Estudos de validação
Resumo em português
Introdução: O centro dia é uma alternativa promissora de atenção integral ao idoso que se baseia na promoção da saúde, na prevenção de agravos, na recuperação e na reabilitação e que possibilita aos idosos a oportunidade para vivenciar um envelhecimento ativo. Objetivos: Identificar as atividades de promoção da saúde e prevenção de agravos, desenvolvidas em centros dia para idosos, nas dimensões saúde, participação, segurança e educação; e validar o conteúdo dessas atividades, para subsidiar a avaliação da qualidade da atenção ao idoso em centros dia. Método: Estudo metodológico, conduzido em três fases: identificação das atividades de atenção aos idosos desenvolvidas em centros dia; seleção e descrição das atividades, referentes à promoção da saúde e à prevenção de agravos, de acordo com as dimensões saúde, participação, segurança e educação; e validação de conteúdo das atividades, realizada por nove especialistas. O índice de consenso estabelecido correspondeu a 80% e as atividades foram validadas segundo os atributos relevância, clareza, pertinência e simplicidade. O período de coleta de dados da primeira e da segunda fase ocorreu de outubro a dezembro de 2013; e o da terceira fase, de setembro a novembro de 2014. Resultados: Oito atividades foram validadas pelos juízes e duas foram incluídas, conforme sugestões dos especialistas. Na dimensão saúde, as atividades foram: capacidade funcional e fragilidade, alimentação e nutrição, higiene e conforto, medicamentos de uso contínuo e manejo e estímulo cognitivo; na dimensão participação, as atividades socioculturais, acolhimento e monitoramento e apoio espiritual/religioso; na segurança, as atividades corresponderam a acessibilidade e controle dos fatores de risco para queda; e na dimensão educação, as atividades educativas. No total, foram avaliados 82 itens, dos quais 100% alcançaram o consenso estabelecido no atributo relevância; 91,4% na clareza; 97,5% na pertinência; e 92,6% na simplicidade. Apenas nove itens não atingiram o consenso proposto, dentre os quais, oito obtiveram consenso muito próximo ao estimado, 77%, e somente um obteve consenso de 66% e foi excluído, conforme sugestões dos especialistas. A maior parte das sugestões dos juízes deu-se em relação à clareza e à simplicidade das descrições. A avaliação dos especialistas possibilitou a construção do Guia de Atividades de Atenção ao Idoso, Desenvolvidas em Centros Dia, na Perspectiva do Envelhecimento Ativo. Conclusões: O estudo permitiu sistematizar as atividades a serem desenvolvidas em centros dia, no âmbito do cuidado. O Guia poderá subsidiar a avaliação dos centros dia, por parte dos gestores e dos profissionais que atuam nesses cenários, para promover a melhoraria da qualidade do serviço prestado.
Título em inglês
Activities developed in day-care centers for elderly aimed at active aging: subsidies for assessing the quality of services
Palavras-chave em inglês
Active Aging
Aging
Comprehensive health care
Day care
Geriatric day care
Health services evaluation
Validation studies
Resumo em inglês
Introduction: The day-care center is a promising alternative for the integral attention for elderlies. It develops the promotion of health, prevention of health dangers, recovery, and rehabilitation, aimed at an active aging for the elderly. Objectives: Identify activities for the health promotion and health danger prevention developed in a day-care center for elderly by promoting health, participation, safety and education; validate the content of such activities, in order to provide subsidies and assessment of services provided in a day-care center for the elderly. Method: Methodological study was carried out in three phases: identification of care activities for elderly developed in day-care centers; selection and description of activities concerning health promotion and health danger prevention, according to health, participation, safety and education principles; validation of activities content carried out by nine specialists. The established consensus rate was at 80%, and activities were assessed based on relevance, clearness, pertinence and simplicity. The data collection period for the first and second phases was between October and December 2013, and between September and November 2014 for the third phase. Results: The jury assessed eight activities, and specialists suggested to include two activities. They are classified as follows: concerning health: functional capacity and weakness, food and nutrition, hygiene and comfort, drugs of continuous use and handling and cognitive stimulation; concerning participation: the socio-cultural activities, acceptance and monitoring and spiritual/religious support; concerning safety:assessment and control of risk factor for falls; concerning education: educational activities. In the end, 82 items were assessed. 100% of them were considered relevant; 91.4% were considered clear; 97.5% were considered pertinent; and 92.6% were considered simple. Only nine items have not achieved the proposed consensus. Eight out of them were close to the proposed consensus rate at 77% and only one, with 66%, was excluded, according to specialists' orientations. The major part of jurys suggestions were related to clearness and simplicity of descriptions. The jurys assessment enabled the elaboration of the Elderly Attention Activities Guide, which are carried out in day-care centers, aiming at the active aging. Conclusions: The study organized the activities to be developed in day-care centers in relation to care. The Guide can support the administrators and professionals to assessing the day-care centers, and, therefore, improving the quality of provided service.
 
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Data de Publicação
2015-07-02
 
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