• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2009.tde-20052009-112605
Documento
Autor
Nombre completo
Josinete Aparecida da Silva Bastos Cerullo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Cruz, Dina de Almeida Lopes Monteiro da (Presidente)
Chamlian, Helena Coharik
Cianciarullo, Tamara Iwanow
Corrêa, Consuelo Garcia
Turrini, Ruth Natalia Teresa
Título en portugués
Cuidar de si, cuidar do outro - programa de aprimoramento do raciocínio clínico
Palabras clave en portugués
Autobiografia
Diagnóstico de enfermagem
Educação permanente
Formação
História de vida
Julgamento clínico
Raciocínio clínico
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve como finalidade permitir a expressão das características do diagnosticador, a fim de que ele próprio reconhecesse como suas características pessoais influenciam suas decisões clínicas. OBJETIVOS: Testar um programa de formação permanente, baseado em histórias de vida, para o aprimoramento do raciocínio clínico em enfermagem; descrever os temas presentes nos processos cognitivos e metacognitivos dos participantes, desencadeados pelas estratégias do programa; analisar a influência das estratégias do programa sobre o raciocínio clínico dos participantes; descrever as intervenções realizadas pelas pesquisadoras. MÉTODO: Planejamento e execução de pesquisa-formação em três hospitais e uma escola de enfermagem de São Paulo, Brasil. Os dados foram constituídos pelas produções escritas dos participantes e pelas observações das pesquisadoras, anotadas em diário. Esses dados foram interpretados a partir da análise de seus conteúdos, com base em proposições teóricas sobre raciocínio clínico e sobre histórias de vida e formação. RESULTADOS: O programa foi implementado com um grupo de 7 enfermeiras de um hospital geral universitário e com dois grupos (um com 7 e outro com 6) de estudantes de graduação em enfermagem. Nos três grupos houve 8 encontros semanais em que ocorreram análises de textos, avaliações de saúde, estudos de caso de pacientes, escritas e partilhas das histórias de vida e projetos. Os temas recuperados com o programa referiram-se aos domínios afetivo e cognitivo. As participantes realizaram e refletiram sobre a coleta e interpretação de informações, elaboraram julgamentos clínicos, analisaram dilemas ético-morais e significados sobre o cuidado de si e dos outros. CONCLUSÕES: As reflexões sobre o autocuidado e as próprias histórias de vida (cuidado de si) permitiram às participantes reavivarem as múltiplas influências que as formam, e que formam os outros, e dinamizaram conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias em suas relações com os usuários do sistema de saúde, colegas de trabalho e profissão (cuidado de outros)
Título en inglés
Take care of yourself, take care of the other - program of improvement of clinical reasoning
Palabras clave en inglés
Autobiography
Clinical judgment
Clinical reasoning
Formation
Life history
Nursing diagnosis
Permanent education
Resumen en inglés
The present study intended to enable the expression of the characteristics of diagnosing professionals, so that they could acknowledge to what extent personal characteristics could influence their clinical decisions. OBJECTIVES: To test a program of permanent training, based on life histories, to improve clinical reasoning in nursing; to describe the topics present in cognitive and metacognitive processes of participants, triggered by program strategies; to analyze the influence of program strategies over clinical reasoning of participants; to describe the interventions used by the researchers. METHOD: Planning and execution of the research program and training in three hospitals and one nursing school in Sao Paulo, Brazil. Data consisted of the writing productions of participants and the observations of the researchers, registered in diaries. Data were interpreted by analyzing the content based on theoretical assumptions about clinical reasoning and life histories and training. RESULTS: The program was implemented in a group of 7 nurses in a general university hospital and in two groups (7 and 6 members, respectively) of undergraduate nursing students. The three groups had 8 weekly meetings where they analyzed texts, healthcare examinations, case studies, written pieces and shared life histories and projects. The topics retrieved by the program comprised the affective and cognitive domains. Participants performed and reflected about the collection and interpretation of information, made clinical judgments, analyzed ethical-moral dilemmas, and the meanings of taking care of others and of themselves. CONCLUSIONS: Reflections about self-care and their own life histories (taking care of themselves) enabled the participants to revive the multiple influences that had formed them and had formed the others. They could maximize knowledge, skills and attitudes required to their relationships with healthcare users, co-workers and the profession (taking care of the others)
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Josinete_Cerullo.pdf (1.91 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-05-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.