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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.7.2014.tde-17042015-122139
Documento
Autor
Nome completo
Hellen Maria de Lima Graf Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Peniche, Aparecida de Cassia Giani (Presidente)
Silva, Sandra Cristine da
Turrini, Ruth Natalia Teresa
Título em português
Acreditação hospitalar: a percepção da equipe de enfermagem do centro cirúrgico de um hospital universitário
Palavras-chave em português
Administração da Qualidade
Administração Hospitalar
Centro Cirúrgico Hospitalar
Enfermagem
Saúde (Avaliação)
Resumo em português
Introdução: A gestão da qualidade é um imperativo para as instituições de saúde que almejam sobreviver ao mercado globalizado e competitivo. O programa de acreditação hospitalar é uma metodologia de avaliação voluntária, periódica e educativa utilizada para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. O centro cirúrgico é um setor complexo em que a equipe de enfermagem desempenha um papel importante na melhoria dos processos em busca da excelência. Objetivos: Analisar a acreditação hospitalar no centro cirúrgico de um hospital universitário, sob a ótica da equipe de enfermagem, nas dimensões avaliativas de estrutura, processo e resultado, e identificar os fatores intervenientes da acreditação, de acordo com modelo Donabediano. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, realizado no centro cirúrgico de um hospital universitário no interior do Estado de São Paulo. A população constou de 69 profissionais de enfermagem e a coleta de dados ocorreu nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2014, por meio de um questionário, empregando-se uma escala de Likert. Os dados foram analisados em função dos índices percentuais e testes estatísticos específicos. O instrumento mostrou-se confiável para a população estudada, sendo o valor obtido de Alpha de Cronbach igual a 0,812. Resultados: Na caracterização dos sujeitos, verificou-se que 76,8% pertenciam ao sexo feminino, 17% eram enfermeiros, 19% auxiliares de enfermagem e 64% eram técnicos de enfermagem, sendo uma equipe predominantemente adulta. Na dimensão de estrutura os sujeitos demonstraram percepção favorável aos aspectos do centro cirúrgico referentes à aquisição de equipamentos, aos investimentos realizados na estrutura física e ao custo financeiro para a instituição que se propõe a participar de um programa de acreditação. Na dimensão processo a maioria reconhece o treinamento admissional, considera que houve uniformização das práticas e condutas na equipe de enfermagem e que o enfermeiro supervisiona o processo de qualidade. Avaliou-se a participação da equipe no protocolo de cirurgia segura, sendo os cirurgiões os profissionais com menor adesão. No que tange à dimensão de resultado, os participantes concordaram que foi obtida maior visibilidade para o hospital após a conquista da certificação, que houve aumento na segurança proporcionada aos pacientes e que os indicadores são usados na gestão do setor. Não houve consenso referente ao aumento de punições no setor após o processo de acreditação. Na comparação das três dimensões, a que obteve maior escore de favorabilidade foi a de resultado, média de 47,12 (dp± 7,23), e a menor foi de estrutura, média de 40,70 (dp± 5,19), com diferença estatisticamente significante. Conclusões: Esperamos contribuir para a melhoria dos serviços de saúde, principalmente disponibilizando uma fonte a mais de literatura específica do centro cirúrgico. Este diagnóstico situacional irá subsidiar a reestruturação dos pontos vulneráveis avaliados nas três dimensões, sobretudo os da dimensão de estrutura, auxiliando o setor no propósito da certificação ONA nível II.
Título em inglês
Hospital Accreditation: The perception of the Surgical Center's nursing team of a Teaching Hospital
Palavras-chave em inglês
Health Assessment
Hospital Accreditation
Nursing
Surgical Center
Resumo em inglês
Introduction: The quality management is an imperative for the health institutions that aim to survive in the globalized and competitive market. The hospital accreditation program is a methodology of volunteer, periodic and educative assessment utilized to ensure the quality of the assistance by means of previously defined patterns. The surgical center is a complex sector where the nursing team performs an important role in the improvement of the processes in pursuit of the excellence. Objectives: Analyze the hospital accreditation in the surgical center of a teaching hospital, from the perspective of the nursing team, in the evaluative dimensions of structure, process and result, and identify the intervening factors of the accreditation, based on the Donabedian model. Method: This is an exploratory-descriptive study, of quantitative approach, conducted in the surgical center of a teaching hospital at the interior of the São Paulo state. The population consisted of 69 nursing professionals and the data collection occurred in January and February 2014, through a questionnaire, using a Likert scale. The data were analyzed in terms of percentage rates and specific statistical tests. The instrument has proved reliable for the studied population, and the value of Cronbach's Alpha obtained was equal to 0.812. Results: Regarding the characterization of the subjects, it was verified that 76.8% were female, 17% were nurses, 19% were nursing assistants and 64% were nursing technicians, consisting of a predominantly adult team. In the dimension of structure, the subjects demonstrated favorable perception of the surgical center's aspects related to the acquisition of equipment, the investments in the physical structure and the financial cost to the institution that proposes to participate of an accreditation program. In the dimension of process, the majority acknowledges the admission training and considers that there was a standardization of the practices and conducts of the nursing team and that the nurse supervises the quality process. It was assessed the team's participation in the secure surgery protocol, considering the surgeons as the professionals with lower adhesion. Regarding the dimension of result, the participants agreed that the hospital obtained higher visibility after the certification was achieved, that there was an increase in the security provided to the patients and that the indicators are used in the sector's management. There was no consensus referring to the increase of punishments in the sector after the accreditation process. In comparing the three dimensions, the result obtained the highest favorability score, average of 47.12 (SD ± 7.23), and the structure obtained the lowest, average of 40.70 (SD ± 5.19), with a statistically significant difference. Conclusions: We hope to contribute with the improvement of the health services, mainly providing an additional source of specific literature of the surgical center. This situational diagnosis will subsidize the restructuring of the vulnerable points assessed in the three dimensions, especially regarding structure, supporting the sector in the purpose of the level II ONA certification
 
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Data de Publicação
2015-05-19
 
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