• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2009.tde-11012010-155206
Documento
Autor
Nombre completo
Vitor Nosow
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Püschel, Vilanice Alves de Araujo (Presidente)
Corrêa, Adriana Katia
Fernandes, Maria de Fatima Prado
Título en portugués
O ensino dos conteúdos atitudinais na formação inicial do enfermeiro
Palabras clave en portugués
Atitudes
Bacharelato em enfermagem
Conhecimentos
Ensino
Prática em saúde
Resumen en portugués
O maior enfoque na graduação de enfermagem continua sendo na capacidade de reter as informações que surgem no dia-a-dia, especialmente de caráter técnico e procedimental. Para promover a formação de um profissional autônomo, crítico e reflexivo, é preciso que sejam também desenvolvidos conteúdos de natureza atitudinal e relacional. Este estudo teve como objetivo geral investigar o ensino dos conteúdos atitudinais ministrado por docentes de uma instituição pública na formação inicial do enfermeiro. Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa realizada na Escola de Enfermagem da USP (EEUSP), com docentes envolvidos no ensino de graduação em Enfermagem e que participam do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP). Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada utilizando-se um roteiro composto de uma parte de caracterização geral e outra de questões relacionadas ao ensino destes conteúdos. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo de Bardin. Participaram da pesquisa nove docentes que apontaram que os conteúdos atitudinais são entendidos como valores, comportamentos e posturas, porém com dificuldade em identificá-los nos conteúdos programáticos das disciplinas, pois estão diluídos nos conteúdos factuais e procedimentais, além de serem pouco valorizados no ensino de graduação. Os conteúdos atitudinais são trabalhados por iniciativa individual dos docentes que utilizam diferentes estratégias, em sala de aula ou em campo de prática. No processo de ensino, os docentes identificaram possibilidades e limites relacionados à instituição, aos docentes e aos estudantes. A grande dificuldade consiste na avaliação dos conteúdos atitudinais e há necessidade de instrumentos que direcionem a avaliação do docente para os conteúdos. Tendo em vista que a EEUSP é referência no ensino de Enfermagem e o tema abordado nesta pesquisa é ainda pouco investigado, é necessário o desenvolvimento de novas investigações nesta temática, pela sua importância e complexidade
Título en inglés
The teaching of attitudinal contents on nursing graduation
Palabras clave en inglés
Attitudes
Baccalaureate
Education
Health knowledge
Nursing
Practice
Teaching
Resumen en inglés
The nursing graduation most important focus still remais on the capacity of retaining information that arises on a daily basis, specialy when it comes to its technical and procedural ones. To promote the formation of a critical and reflective professional, it is demanding that contents of attitudinal and relational nature are also developed. The general objective of this study is investigating the attitudinal contents taught by professors at a nurse graduation course at a public institution. It is an exploratory, descriptive and qualitative research held at Escola de Enfermagem da USP (EEUSP) - Nursing School of the University of São Paulo, whith professors involved in teaching undergraduate nursing and participating in the Pedagogical Support Group (GAP - Grupo de Apoio Pedagógico).The data has been collected through semi-structured interview using a script composed by a part of general characterization and other with issues related to the teaching of these contents.The data has been annalized using Bardin's content analisys. The nine professors who participated in this research indicated that the attidudinal contents are understood as values, behaviors and attitudes, but they are very difficult to be identified in the disciplines programs because they are diluted in the factual and procedural contents. Their value is also not very well recognized on graduation teaching. The attitudinal contents are brought to light by the professors' individual initiative and different strategies are used in the classroom or in the fieldwork. In the teaching process the professors identified the possibilities and limitations related to the institution, the professors and the students. The major dificulty is the evaluation of the attitudinal contents and there is also the need of instruments capable to lead the professors' evaluation to them. Considering that EEUSP is the reference on nursing graduation in Brazil and the addressed issue is still poorly investigated, and because of its importance and complexity, it is necessary to develop new research on this topic
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Vitor_Nosow.pdf (1.12 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-01-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.