• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2007.tde-12062007-115423
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Guisardi Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Fracolli, Lislaine Aparecida (Presidente)
Caldas Junior, Antonio Luiz
Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone
Título em português
Articulação ensino-serviço para a construção da vigilância da saúde: em foco o distrito do Butantã
Palavras-chave em português
Integração docente-assistencial
Modelos de atenção à saúde
Vigilância da população
Resumo em português
A proposição da Vigilância da Saúde surgiu como alternativa para a superação das práticas de saúde fragmentadas, ao articular o uso da epidemiologia, do planejamento e da organização dos serviços de saúde, bem como a compreensão das desigualdades sociais como determinantes da distribuição dos agravos sobre a população. Entretanto, a falta de profissionais de saúde com formação adequada para atuar nesse modelo tem sido um grande obstáculo. Algumas políticas públicas têm sido criadas para possibilitar que o ensino das profissões da saúde possa sustentar-se na construção do conhecimento a partir da realidade e na participação ativa do estudante no processo ensino-aprendizagem, bem como no seu envolvimento na transformação da mesma. O objetivo desse estudo foi descrever a articulação entre ensino e serviço em um Distrito de Saúde do município de São Paulo, e as contribuições advindas dessa articulação para a implementação do modelo da Vigilância da Saúde. Em termos metodológicos, pode-se afirmar ser esta uma pesquisa qualitativa e descritiva. Foram sujeitos desse estudo docentes e profissionais de saúde envolvidos na articulação entre o ensino e o serviço no Distrito. Os dados foram coletados mediante entrevistas semi-estruturadas e analisados com base na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que os cursos de medicina e de enfermagem são os que mais desenvolvem ações de ensino no território; utilizam como estratégia ações relativas ao reconhecimento do território para a compreensão das necessidades de saúde da população, contudo, essa identificação não se reverte para o planejamento da assistência na UBS; a articulação entre ensino e serviço ocorre no sentido do acompanhamento das ações dos alunos pelos trabalhadores; alguns discursos apontam para uma integração incipiente entre ensino e serviço no Distrito devido à falta de projeto político para a Vigilância da Saúde consensual entre unidades de ensino e a Prefeitura Municipal. Conclui-se que para que haja um impacto na Vigilância a Saúde se faz necessário o estabelecimento de estratégias de ação que levem ao fortalecimento das articulações ensino-serviço-comunidade e à sensibilização de gestores públicos, gestores universitários e lideranças comunitárias no sentido de qualificá-las sobre a importância de todos esses atores na formação profissional e na reorganização da atenção
Título em inglês
Teaching-service articulation for the health surveillance construction: focus on Butantã district
Palavras-chave em inglês
Health care models
Population surveillance
Teaching care integration
Resumo em inglês
The proposition of Health Surveillance emerged as an alternative to overcome fragmented actions, through articulate use of epidemiology, health services planning and organization, such as the comprehension of social inequities as illness distribution determinants over population. However, the lack of health professionals with appropriate formation to act in this model has been a big obstacle. Some public policies have been created to enable health occupations teaching supported in knowledge construction from reality and in student active participation in teaching-apprenticeship process, besides their involvement in its transformation. The purpose of this study was to describe the articulation between teaching and services in a Health District in Sao Paulo city and its contributions to implant a Health Surveillance model. In methodological terms, we can affirm that this is a qualitative and descriptive research. Subjects on this study were teachers and health professionals involved in the articulation between teaching and services in the District. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed based on Collective Subject Speech. Results showed that medicine and nursing undergraduate courses were those which develop teaching actions in the territory; they use actions of territory recognition as strategy to comprehend the population health necessities, however, this identification does not revert to health center assistance planning; teaching and service articulation take place in the follow - up of students actions by workers; some speeches point to incipient teaching and service articulation in District due to lack of political project to a consensual Health Surveillance between teaching schools and the city hall. We can conclude that to reach Health Surveillance impact it is necessary to establish strategic actions that lead to teaching – service - community articulations strengthening and sensitization of public and higher education managers and communitarian leaderships in the sense of qualifying them about the importance of all actors in professional teaching and care reorganization
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Juliana_Guisardi.pdf (519.22 Kbytes)
Data de Publicação
2007-07-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.