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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2005.tde-30102006-103154
Documento
Autor
Nombre completo
Luiza Watanabe Dal Ben
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Gaidzinski, Raquel Rapone (Presidente)
Castilho, Valeria
D'Innocenzo, Maria
Leite, Maria Madalena Januario
Lima, Antonio Fernandes Costa
Título en portugués
Dimensionamento do pessoal de enfermagem em assistência domiciliária: percepção de gerentes e enfermeiras.
Palabras clave en portugués
Administração de recursos humanos (enfermagem)
Administração de serviços de enfermagem
Cuidados domiciliares de saúde
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Enfermagem no lar
Resumen en portugués
A presente pesquisa teve como objetivos: reconhecer nos discursos de gerentes e enfermeiras que atuam em assistência domiciliária (AD), na cidade de São Paulo, a identificação dos critérios utilizados para dimensionar o pessoal de enfermagem nesse tipo de assistência e propor um modelo que norteie o dimensionamento desse profissional. O estudo apoiou-se no método qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados pelo processo de análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). As questões norteadoras foram a descrição da indicação de um paciente para AD e como planejam o pessoal de enfermagem. Participaram do estudo 48 profissionais de 24 instituições, sendo 24 gerentes e 24 enfermeiras responsáveis pela enfermagem. Destes, oito eram do setor público e 40 do privado. A média do tempo de experiência em AD dos gerentes foi de 11,83 e das enfermeiras, 6,94 anos. Todos os discursos foram submetidos à análise interpretativa, evidenciando a construção de três categorias: a elegibilidade do paciente, o tempo despendido na assistência e o perfil profissional. A primeira categoria constituiu-se dos critérios de indicação do paciente que, na maioria, são de competência do médico do hospital, posteriormente, avaliados pelo médico da AD. A enfermeira e a assistente social verificam a viabilidade da prestação de serviço. A estabilidade clínica e a presença do cuidador familiar são um dos principais pré-requisitos de elegibilidade do paciente, para todos os serviços independente de recurso financeiro. As condições adequadas de moradia, sua localização e redução dos custos hospitalares são componentes para eleição do paciente. O grau de dependência dos cuidados de enfermagem foi apontado pelos entrevistados como determinante para a classificação do paciente ao tipo de modalidade de AD, monitoramento, atendimento e internação domiciliária e consistiu na segunda categoria. A terceira categoria foi o perfil profissional, fator essencial no dimensionamento do pessoal de enfermagem em AD. As enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam via cooperativa, precisam agir com postura adequada no ambiente do paciente e seus familiares, e a qualidade de prestação de serviços está intimamente relacionada à presença de supervisão, orientação e direção da enfermeira. A identificação dessas categorias possibilitou vislumbrar um caminho para proposição de um modelo, para dimensionar o pessoal de enfermagem domiciliária e transformar dados intuitivos em cientificamente embasados.
Título en inglés
Dimensioning of nursing staff in home care: managers and nurses' perception.
Palabras clave en inglés
Dimensioning of nursing staff
Health home care
Human resources management (nursing)
Nursing at home
Nursing service management
Resumen en inglés
The present research aimed to: recognize on discourses from managers and nurses who work with home care (HC) at the city of Sao Paulo, the identification of frameworks used for dimensioning the nursing staff in this kind of care and propose a model to guide the dimensioning of this professional. The study was based on the qualitative method; data was collected by semi-structured interviews and analyzed by the process of content analysis, according to Bardin (1977). The guiding questions were the description of indication of a patient to HC and how they plan nursing staff. Forty-eight professionals from 24 facilities attended the study, in which 24 were managers and 24 were nurses responsible for nursing. From these, 8 were from public setting and 40 from private. The average time of experience in HC for managers was 11.83 years and nurses 6.94. All discourses were submitted to interpretation analysis, becoming evident the creation of 3 categories: the patient eligibility, time spent in care and the professional profile. The first category was constituted of criteria for patient indication in which, most of the time, are the responsibility of the physician in the hospital, and subsequently, (s)he will be evaluated by the physician from HC. The nurse and social worker verify the feasibility of service delivery. The clinical stability and the presence of the family caretaker are one of the main requirements of patient eligibility for all services regardless of financial resources. The adequate housing conditions, its location and hospital cost reduction are components for patient election. The dependence degree of nursing care was pointed out by the respondents as determining for patient classification to the type of modality of HC, monitoring, attendance and home commitment and it consisted of the second category. The third category was the professional profile, essential factor on dimensioning the nursing home care staff and changing intuitive data into scientific-based ones.
 
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Luiza_Dal_Ben.pdf (796.17 Kbytes)
Fecha de Publicación
2006-11-28
 
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