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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.7.2005.tde-02042007-090035
Documento
Autor
Nombre completo
Claudia Prado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Leite, Maria Madalena Januario (Presidente)
Ciampone, Maria Helena Trench
Fustinoni, Suzete Maria
Humerez, Dorisdaia Carvalho de
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Título en portugués
Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
Palabras clave en portugués
Enfermagem (estudo e ensino)
Fenomenologia
Professores (enfermagem)
Resumen en portugués
Este estudo teve a intenção de compreender as ações e os projetos dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Nessa perspectiva, os sujeitos envolvidos foram quatro docentes enfermeiros e quatro docentes de outras áreas da saúde que vivenciaram a situação da docência, sendo, por isso, capazes de atribuir significados às suas experiências. A obtenção dos discursos foi feita por meio de duas questões norteadoras: “Como tem sido suas ações docentes neste curso de Enfermagem? O que você espera agindo desta forma?” O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Os discursos levaram à construção do mesmo tipo vivido dos docentes enfermeiros e de dos docentes de outras áreas da saúde como sendo aqueles que desejam colaborar no crescimento pessoal do aluno e o vêem como futuro profissional; que atuam com um perfil de alunos com bagagem de conhecimentos e experiências heterogêneas; que acreditam que ser docente é também ser pesquisador; que têm a intenção de fornecer os conteúdos programáticos propostos pela disciplina; que demonstram grande preocupação e interesse em diversificar as estratégias de ensino; que agem tendo a visão de que ser docente é acreditar na valorização e respeito à diversidade de alunos mas que também vivenciam sentimentos distintos. Pode-se constatar que a reciprocidade das ações e dos projetos desses sujeitos reforça a importância da composição de um corpo docente multiprofissional, validando o conceito da interdisciplinaridade e desmistificando a idéia de que o fazer dos docentes enfermeiros seja diferente do fazer dos docentes de outras áreas da saúde
Título en inglés
Attitudes and Projects of an interdisciplinary teaching staff of a nursing undergraduate course
Palabras clave en inglés
Nursing (study and teaching)
Phenomenology
Teaching staff (nursing)
Resumen en inglés
This study aimed to understand the attitudes and projects of a nursing teaching staff and the ones from other healthcare areas of a nursing undergraduate course. In this perspective, the subjects of this study were 4 nursing teachers and 4 other healthcare teachers who faced this situation, in which they were able to evaluate their experiences. Discourses were obtained by guiding questions: How have your teaching attitudes been in this nursing course? What do you expect acting this way? It was used the social phenomenology by Alfred Schütz as referential of analysis. The discourses led to build the same kind experienced by the nursing teaching staff and the ones from other healthcare areas as the person who wants to collaborate for the students’ self-growth and see him/her as a future professional, who works with a student’s profile that has heterogeneous knowledge and experience background, who believes that being a teacher is also being a researcher, who intends to provide program content proposed by the discipline, who show much concern and interest in diversifying the teaching strategies, who act keeping in mind that being a teacher is believing in value and respect the diversity of students that live distinct feelings. It’s possible to establish that reciprocity of attitudes and projects of these subjects reinforce the importance of a interdisciplinary teaching staff composition, validating the concept of interdisciplinary and, hence, breaking up the idea that teaching staff work must be different from the ones from other healthcare areas
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Claudia_Prado_DO.pdf (912.89 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-04-04
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
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  • Guerra KJ, LEITE, Maria Madalena Januário, e PRADO, Claudia. Tecnologias Educacionais interativas na saúde. In . Tecnologias digitais nas interfaces da comunicação/educação desafios e perspectivas. Organizador. Curitiba : Editora CRV, 2012{Volume}, p. 191-200.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-02042007-090035/
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